Nesta Terça Feira, dia 29 de julho de 2008 ocorreu o terremoto às 11h42 (15h42 em Brasília). Edifícios no centro de Los Angeles tremeram por diversos segundos. Funcionários rapidamente esvaziaram alguns edifícios de escritórios. "Foi dramático. O prédio todo se moveu e isso durou um tempo", disse Steve Whitmore, porta-voz do xerife de Los Angeles.
Moro a 5 minutos do epicentro onde ocorreu o abalo sísmico. Meu Deus. My God. Sei que nos meus quase 5 anos na Califórnia passei por diversos terremotos mas dois deles me chamou muito atenção, inclusive este recente, onde chorei, gritei e orei muito a Deus, até porque se espera um grande terremoto na região, Big One.
"Big One" O Estado da Califórnia, situado sobre falhas tectônicas --entre elas as mais ativas do mundo--, vive sob o temor do "Big One" -- sismo devastador previsto para ocorrer sobre a falha de San Andreas. Cientistas estimam que há 70% de riscos de que ele possa se produzir nos próximos 30 anos. Especialistas afirmam que a linha de falhas na região provoca um tremor de grande intensidade uma vez a cada 150 anos. A última grande tragédia ocorreu em 1857.
Tremor ocorreu a cerca de 50 quilômetros da cidade, em San Bernardino.Há registro de feridos leves e de danos menores à infra-estrutura na região.
Um terremoto de cerca de 20 segundos ocorreu às 11h42 locais (15h42) de Brasília próximo a Los Angeles, no sul do estado norte-americano da Califórnia, chacoalhando vários edifícios altos na cidade. Segundo as autoridade, há relatos sobre pessoas levemente feridas e sobre danos menores à infra-estrutura.
Veja imagens da região atingida pelo terremoto
O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA informou inicialmente que o tremor era de 5,6 graus, mas depois retificou para 5,8 graus e, finalmente, para 5,4 graus. O tremor principal foi seguido por cerca de 12 tremores secundários.
Segundo o centro, o epicentro do tremor principal foi registrado na cidade de Chino Hills, no condado de San Bernardino a 12,3 quilômetros de profundidade, a cerca de 50 quilômetros a leste da cidade, que tem cerca de 4 milhões de habitantes.
Arte G1
Mapa localiza o epicentro do terremoto desta terça-feira na Califórnia. (Foto: Arte G1)
O Corpo de Bombeiros de Los Angeles informou que o evento foi de "grandes proporções", mas não há notícias de mortos ou grandes danos à infra-estrutura. A polícia de Chino Hills também não registrou incidentes.
Em Los Angeles, cinco pessoas tiveram ferimentos leves, e algumas ficaram presas em elevadores. Em Sacramento, o serviço de emergência registrou quebras em tubulações de água e gás.
Testemunhas informaram que o tremor foi sentido no condado de Orange, na cidade de San Diego, nas proximidades de Hollywood, em Long Beach e até em Las Vegas, no vizinho estado de Nevada.
Autoridades do Aeroporto de Los Angeles informaram que nenhum vôo foi afetado por causa do tremor. Um porta-voz do porto da cidade informou que não houve danos.
A operadora de dutos de transporte de óleo e gás Kinder Morgan anunciou que fechou seu oleoduto na região por "precaução".
"Na Califórnia, felizmente, graças aos nossos bons padrões construtivos, não esperaríamos danos estruturais com um [terremoto de magnitude] 5,4", disse Kate Hutton, sismologista do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Em Anaheim, a cerca de 65 quilômetros do tremor, funcionários inspecionaram os brinquedos da famosa Disneylândia, mas sem fechar o parque.
No centro de Los Angeles, trabalhadores deixaram os prédios mais altos durante o terremoto. O prédio da prefeitura foi evacuado. As pessoas começaram a voltar aos edifícios depois de 15 minutos.
Leia também: Alunos de jiu-jitsu ignoraram tremor, diz Rener Gracie
Leia também: 'Alunos sentiram cadeira mover', diz professor brasileiro
Leia também: Notícia do terremoto se espalha pelo Twitter
VC no G1: 'Parecia que tinha um gigante empurrando a casa', diz leitora
Pessoas deixam prédio na região de Los Angeles após tremor (Foto: AP)
Big One
A Califórnia vive no temor da chegada do "Big One", um terremoto devastador na falha de San Andreas que, segundo os cientistas, tem 70% de chances de acontecer nos próximos 30 anos. Os especialistas afirmam que a linha de falha provoca um terremoto deste tipo uma vez a cada 150 anos. A última grande catástrofe ocorreu em 1857.
O último grande terremoto na Califórnia havia sido registrado em janeiro de 1994. Um tremor de 6,7 graus com epicentro em Northridge, a 40 quilômetros a noroeste de Los Angeles, provocou a morte de 60 pessoas.
* Com informações de Reuters, AFP e AP
29/07/2008 - 16h47
Terremoto atinge sul da Califórnia; não há registro de feridos
Publicidade
da Folha Online
Um terremoto de 5,4 graus na escala Richter atingiu o sul da Califórnia nesta terça-feira, fazendo prédios tremerem e provocando a retirada por precaução das pessoas de algumas construções. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.
O tremor foi sentido de Los Angeles a San Diego e, de forma leve, em Las Vegas.
Anteriormente, o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA (U.S. Geological Survey) havia informado que a intensidade do tremor era de 5,8 graus na escala Richter. Seu epicentro foi localizado a 47 km a leste-sudeste do centro de Los Angeles, perto das montanhas Chino, no Condado de San Bernardino.
Kim Johnson Flodin/AP
Pessoas aguardam do lado de fora de prédio em Los Angeles pouco após terremoto; não há registro de feridos ou de danos
Dez tremores secundários foram sentidos nos minutos seguintes, incluindo três com intensidade estimada em 3,8 graus, e a agência dos EUA estimou que o epicentro estava há 13 km abaixo da superfície.
O porta-voz dos bombeiros de Los Angeles Brian Humphrey afirmou que não há informações sobre feridos ou danos em Los Angeles. Um comunicado do Condado de San Bernardino também não registra danos.
O terremoto ocorreu às 11h42 (15h42 em Brasília). Edifícios no centro de Los Angeles tremeram por diversos segundos. Funcionários rapidamente esvaziaram alguns edifícios de escritórios.
"Foi dramático. O prédio todo se moveu e isso durou um tempo", disse Steve Whitmore, porta-voz do xerife de Los Angeles.
"Big One"
O Estado da Califórnia, situado sobre falhas tectônicas --entre elas as mais ativas do mundo--, vive sob o temor do "Big One" -- sismo devastador previsto para ocorrer sobre a falha de San Andreas.
Cientistas estimam que há 70% de riscos de que ele possa se produzir nos próximos 30 anos.
Especialistas afirmam que a linha de falhas na região provoca um tremor de grande intensidade uma vez a cada 150 anos. A última grande tragédia ocorreu em 1857.
Em janeiro de 1994, um tremor de magnitude de 6,7 graus em Northridge, perto de Chatsworth, causou a morte de 72 pessoas e deixou 10 mil feridos.
No Condado de Orange, cerca de 2.000 membros da polícia americana participavam de uma conferência sobre gangues em um hotel em Anaheim quando o tremor chacoalhou a sala de conferências.
Mike Willever, que estava no hotel, declarou: "Primeiro, ouvimos o teto balançando, então o lustre começou a balançar e, então, houve um movimento repentino no chão.
Chris Watkins, de San Diego, disse ter sentido vários outros tremores, mas esse "foi um dos piores".
Leia mais
Terremoto atinge Los Angeles; não há informações sobre feridos
Terremoto deixa mais de cem feridos e paralisa fábricas no Japão
Terremoto de 6,8 graus abala costa norte do Japão
Terremoto de 6,6 graus atinge o leste do Japão
Saiba mais sobre a escala Richter
Saiba mais sobre terremotos que atingiram o Brasil
LIVRARIA: Série ensina inglês, alemão, italiano e outras línguas em 15 minutos ao dia
Livraria da Folha
Guia desvenda a Califórnia, estado símbolo da riqueza e bem-estar norte-americanos
terça-feira, 29 de julho de 2008
Um comentário:
Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.
Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com
sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom dia, pastor Eliel... Tudo bem?
ResponderExcluirObrigado pelo contato. Estou aguardando o seu retorno.
Vou deixar este texto sobre um concurso de poesias que realizo.
Atenciosamente,
Valdeck Almeida de Jesus
www.galinhapulando.com
182 sonhadores escrevem um livro de poesias e
se lançam na vida literária brasileira
O livro “3ª Antologia Poética Valdeck Almeida de Jesus” é o resultado de um projeto antigo, acalentado pelo escritor que dá nome ao prêmio literário. A terceira edição reúne 182 poetas do Brasil, de Moçambique e Portugal. Para a maioria dos escritores esta é uma estréia em grande estilo, pois seu lançamento, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, é uma oportunidade ímpar.
Valdeck Almeida acalentou a idéia do concurso desde seus 12 anos de idade, quando o escritor teve o primeiro contato com a poesia de Drummond, Castro Alves, Augusto dos Anjos e os cordéis escritos por vários gênios da literatura popular nordestina. Há 30 anos o Valdeck compõe poemas e se aventura pelo mundo dos contos e crônicas.
O primeiro livro-filho, “Feitiço Contra o Feiticeiro”, no entanto, só veio à luz após vinte anos de gestação. Foi parido, parto normal, e caminha até hoje por este Brasil a fora.
Valdeck Almeida de Jesus sabe o que correr atrás de editoras e receber não como resposta. Não queria que outros poetas tivessem a mesma sorte. Por isso, criou o “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus”, que dá oportunidade a gente do mundo inteiro.
Sobre o Autor
Valdeck Almeida de Jesus é um poeta e sonhador. Lançou os seguintes livros: “Heartache Poems. A Brazilian Gay Man Coming Out from the Closet”, iUniverse, New York, USA, 2004; “Feitiço Contra o Feiticeiro”, Scortecci, São Paulo, 2005; 20% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, Scortecci, São Paulo, 2005; 1ª edição – 100% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; “Jamais Esquecerei do Brother Jean Wyllys”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2006; “1ª Antologia Poética Valdeck Almeida de Jesus”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2006; “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, Giz Editorial, São Paulo, 2007 – 2ª edição; 20% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; Participa de mais de vinte antologias de poesias.
Site pessoal: www.galinhapulando.com
LANÇAMENTO NACIONAL
20º BIENAL INTERNACIONAL DO
LIVRO DE SÃO PAULO 2008
Dia 24 de Agosto de 2008, às 16h
Parque de Exposições Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1209
Bairro Santana – São Paulo – SP
Publicações: http://www.hermo.com.br/artigos.php?artigo_id=130&pageNum_lista=0