terça-feira, 29 de julho de 2008

Terremoto dia 29 de julho de 2008

Nesta Terça Feira, dia 29 de julho de 2008 ocorreu o terremoto às 11h42 (15h42 em Brasília). Edifícios no centro de Los Angeles tremeram por diversos segundos. Funcionários rapidamente esvaziaram alguns edifícios de escritórios. "Foi dramático. O prédio todo se moveu e isso durou um tempo", disse Steve Whitmore, porta-voz do xerife de Los Angeles.


Moro a 5 minutos do epicentro onde ocorreu o abalo sísmico. Meu Deus. My God. Sei que nos meus quase 5 anos na Califórnia passei por diversos terremotos mas dois deles me chamou muito atenção, inclusive este recente, onde chorei, gritei e orei muito a Deus, até porque se espera um grande terremoto na região, Big One.

"Big One" O Estado da Califórnia, situado sobre falhas tectônicas --entre elas as mais ativas do mundo--, vive sob o temor do "Big One" -- sismo devastador previsto para ocorrer sobre a falha de San Andreas. Cientistas estimam que há 70% de riscos de que ele possa se produzir nos próximos 30 anos. Especialistas afirmam que a linha de falhas na região provoca um tremor de grande intensidade uma vez a cada 150 anos. A última grande tragédia ocorreu em 1857.


Tremor ocorreu a cerca de 50 quilômetros da cidade, em San Bernardino.Há registro de feridos leves e de danos menores à infra-estrutura na região.

Um terremoto de cerca de 20 segundos ocorreu às 11h42 locais (15h42) de Brasília próximo a Los Angeles, no sul do estado norte-americano da Califórnia, chacoalhando vários edifícios altos na cidade. Segundo as autoridade, há relatos sobre pessoas levemente feridas e sobre danos menores à infra-estrutura.

Veja imagens da região atingida pelo terremoto

O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA informou inicialmente que o tremor era de 5,6 graus, mas depois retificou para 5,8 graus e, finalmente, para 5,4 graus. O tremor principal foi seguido por cerca de 12 tremores secundários.

Segundo o centro, o epicentro do tremor principal foi registrado na cidade de Chino Hills, no condado de San Bernardino a 12,3 quilômetros de profundidade, a cerca de 50 quilômetros a leste da cidade, que tem cerca de 4 milhões de habitantes.


Arte G1
Mapa localiza o epicentro do terremoto desta terça-feira na Califórnia. (Foto: Arte G1)
O Corpo de Bombeiros de Los Angeles informou que o evento foi de "grandes proporções", mas não há notícias de mortos ou grandes danos à infra-estrutura. A polícia de Chino Hills também não registrou incidentes.

Em Los Angeles, cinco pessoas tiveram ferimentos leves, e algumas ficaram presas em elevadores. Em Sacramento, o serviço de emergência registrou quebras em tubulações de água e gás.

Testemunhas informaram que o tremor foi sentido no condado de Orange, na cidade de San Diego, nas proximidades de Hollywood, em Long Beach e até em Las Vegas, no vizinho estado de Nevada.

Autoridades do Aeroporto de Los Angeles informaram que nenhum vôo foi afetado por causa do tremor. Um porta-voz do porto da cidade informou que não houve danos.

A operadora de dutos de transporte de óleo e gás Kinder Morgan anunciou que fechou seu oleoduto na região por "precaução".

"Na Califórnia, felizmente, graças aos nossos bons padrões construtivos, não esperaríamos danos estruturais com um [terremoto de magnitude] 5,4", disse Kate Hutton, sismologista do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Em Anaheim, a cerca de 65 quilômetros do tremor, funcionários inspecionaram os brinquedos da famosa Disneylândia, mas sem fechar o parque.
No centro de Los Angeles, trabalhadores deixaram os prédios mais altos durante o terremoto. O prédio da prefeitura foi evacuado. As pessoas começaram a voltar aos edifícios depois de 15 minutos.

Leia também: Alunos de jiu-jitsu ignoraram tremor, diz Rener Gracie

Leia também: 'Alunos sentiram cadeira mover', diz professor brasileiro

Leia também: Notícia do terremoto se espalha pelo Twitter

VC no G1: 'Parecia que tinha um gigante empurrando a casa', diz leitora


Pessoas deixam prédio na região de Los Angeles após tremor (Foto: AP)
Big One
A Califórnia vive no temor da chegada do "Big One", um terremoto devastador na falha de San Andreas que, segundo os cientistas, tem 70% de chances de acontecer nos próximos 30 anos. Os especialistas afirmam que a linha de falha provoca um terremoto deste tipo uma vez a cada 150 anos. A última grande catástrofe ocorreu em 1857.
O último grande terremoto na Califórnia havia sido registrado em janeiro de 1994. Um tremor de 6,7 graus com epicentro em Northridge, a 40 quilômetros a noroeste de Los Angeles, provocou a morte de 60 pessoas.

* Com informações de Reuters, AFP e AP
29/07/2008 - 16h47
Terremoto atinge sul da Califórnia; não há registro de feridos
Publicidade

da Folha Online
Um terremoto de 5,4 graus na escala Richter atingiu o sul da Califórnia nesta terça-feira, fazendo prédios tremerem e provocando a retirada por precaução das pessoas de algumas construções. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.
O tremor foi sentido de Los Angeles a San Diego e, de forma leve, em Las Vegas.
Anteriormente, o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA (U.S. Geological Survey) havia informado que a intensidade do tremor era de 5,8 graus na escala Richter. Seu epicentro foi localizado a 47 km a leste-sudeste do centro de Los Angeles, perto das montanhas Chino, no Condado de San Bernardino.
Kim Johnson Flodin/AP
Pessoas aguardam do lado de fora de prédio em Los Angeles pouco após terremoto; não há registro de feridos ou de danos
Dez tremores secundários foram sentidos nos minutos seguintes, incluindo três com intensidade estimada em 3,8 graus, e a agência dos EUA estimou que o epicentro estava há 13 km abaixo da superfície.
O porta-voz dos bombeiros de Los Angeles Brian Humphrey afirmou que não há informações sobre feridos ou danos em Los Angeles. Um comunicado do Condado de San Bernardino também não registra danos.
O terremoto ocorreu às 11h42 (15h42 em Brasília). Edifícios no centro de Los Angeles tremeram por diversos segundos. Funcionários rapidamente esvaziaram alguns edifícios de escritórios.
"Foi dramático. O prédio todo se moveu e isso durou um tempo", disse Steve Whitmore, porta-voz do xerife de Los Angeles.
"Big One"
O Estado da Califórnia, situado sobre falhas tectônicas --entre elas as mais ativas do mundo--, vive sob o temor do "Big One" -- sismo devastador previsto para ocorrer sobre a falha de San Andreas.
Cientistas estimam que há 70% de riscos de que ele possa se produzir nos próximos 30 anos.
Especialistas afirmam que a linha de falhas na região provoca um tremor de grande intensidade uma vez a cada 150 anos. A última grande tragédia ocorreu em 1857.
Em janeiro de 1994, um tremor de magnitude de 6,7 graus em Northridge, perto de Chatsworth, causou a morte de 72 pessoas e deixou 10 mil feridos.
No Condado de Orange, cerca de 2.000 membros da polícia americana participavam de uma conferência sobre gangues em um hotel em Anaheim quando o tremor chacoalhou a sala de conferências.
Mike Willever, que estava no hotel, declarou: "Primeiro, ouvimos o teto balançando, então o lustre começou a balançar e, então, houve um movimento repentino no chão.
Chris Watkins, de San Diego, disse ter sentido vários outros tremores, mas esse "foi um dos piores".
Leia mais
Terremoto atinge Los Angeles; não há informações sobre feridos
Terremoto deixa mais de cem feridos e paralisa fábricas no Japão
Terremoto de 6,8 graus abala costa norte do Japão
Terremoto de 6,6 graus atinge o leste do Japão
Saiba mais sobre a escala Richter
Saiba mais sobre terremotos que atingiram o Brasil
LIVRARIA: Série ensina inglês, alemão, italiano e outras línguas em 15 minutos ao dia
Livraria da Folha
Guia desvenda a Califórnia, estado símbolo da riqueza e bem-estar norte-americanos

Curiosidades - JANES E JAMBRES

Janes e Jambres - Quem foram esses?


"Assim como Janes Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem a verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto a fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insesatez, como também o foi a daqueles". II Temóteo 3:8-9.



O apóstolo Paulo no texto supracitado, falava dos seus oponentes, os quais lhe resistiam na pregação do evangelho, e comparava que o fim deles, seria como o de Janes e Jambres, que resistiram a Moisés.
A única referência bíblica que encontramos sôbre o referido texto, é relacionando-o com os mágicos que a serviço de Faraó, tentaram sem sucesso, apresentarem milagres mais poderosos do que os de Moisés, através de suas magias e encantamentos.


"Então, Moisés e Arão entraram a Faraó e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos. Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles". Êxodo 7:10-12


Por que os nomes de Janes e Jambres não são citados em qualquer outro lugar do texto sagrado, mesmo nas experiências bíblicas semelhantes, citadas na sequência do texto acima, a não ser exclusivamente uma única vez pelo Apóstolo Paulo, quando escrevia a Temóteo?
Em primeiro lugar, o texto sagrado foi genérico quando citou que Faraó chamou os sábios e encantadores, ou mesmo quando se refere como os magos do Egito. Como eram vários, por certo não houve a necessidade de nominá-los.
Acontece que Paulo, por ter sido um estudioso nato desde a sua juventude, enviado por seus pais de Tarso para Jerusalém para se formar Rabí ou Mestre aos pés de Gamaliel, tornou-se portador de uma elevada cultura, o que possibilitava que tivesse conhecimentos seculares, filosóficos e mesmo históricos, os quais após a sua conversão a Cristo, não os considerava acima da Palavra de Deus, mas chegou a taxá-los como esterco, conforme descreve no texto a seguir:
"Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo". Filipenses 3:4-8
No entanto, independente das suas próprias considerações de caráter espiritual, o certo é que Paulo tinha conhecimento de toda a história, e os livros da época, em sua maioria, citavam os nomes de Janes e Jambres entre os principais mágicos e encantadores, justamente no tempo em que foram convocados por Faraó para resistirem a Moisés.
Na época de Paulo, havia em circulação uma espécie de livro judaico, que provavelmente ridicularizava Janes e Jambres como insensatos, justamente pela referida ação ante Moisés.
Os nomes de Janes e Jambres, figuram também em mais de um lugar, em um Targum de Jônatas (Targum: Conjunto de traduções e comentários de textos bíblicos que datam do séc. VI a. C.), em um dos quais temos o seu comentário sôbre a passagem de Êxodo 1:15. Ainda o Targum do mesmo Jônatas sôbre Números 22:22, considera Janes e Jambres como os principais entre os mágicos egípios.
Em vários outros escritos cristãos primitivos, eram citados os nomes de Janes e Jambres, inclusive no evangelho apócrifo de Nicodemos em seu quinto capítulo. Orígenes faz alusão a um livro que tinha o nome deles e Plínio também faz alusão a eles ( ver História Natural xxx. 1,11).
Numênio, o filósofo, refere-se a Janes e Jambres, como escribas egípicios, famosos por seus escritos acerca das artes do ocultismo, o que os coloca na condição de professores de artes mágicas naquele tempo.
Essas informações por certo deram ao apóstolo Paulo, a conscientização necessária para considerar Janes e Jambres, como os líderes daqueles mágicos contratados por Faraó.
As considerações acima mostram que, ainda que outros conhecimentos não sejam necessáriamente fundamentais para a pregação do evangelho, se bem utilizados, podem acessorar em muito na interpretação por parte daqueles que ensinam, e para o entendimento por parte daqueles que lhes ouvem.
Por outro lado, a citaçaõ nominal do apóstolo Paulo sôbre as figuras de Janes e Jambres, pasaram a representar a personificação daqueles que usam de meios humanos ou até mesmo demoníacos para tentar desqualificar ou banalizar o extraordinário de Deus na vida dos seus servos sinceros. Aqueles que agem assim, infelizmente podem ser considerados seus discípulos.


Fonte de consulta: Paulo de Tarso - O Maior Bandeirante do Evangelho - Humberto Rohden - Editora Martin Claret e O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo - R.N. Champlin, Ph. D. - Editora Hagnos Ltda.