domingo, 18 de janeiro de 2015

Quem e a Rosa de Sarom

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Quem é a Rosa de Saron? É Jesus ou a Igreja?

A igreja começou sua existência com um livro, mas não é ao livro que se deve essa existência. Compartilhava esse livro com o povo judeu. Na verdade, os primeiros membros da igreja eram, sem exceção, judeus. Mas entre os livros canônicos, os considerados sagrados pela igreja, teve um que sempre ocupou um espaço de dúvida e questionamentos. Este é o livro de Cantares, ou Cântico dos Cânticos, ou mesmo Cânticos de Salomão, principal personagem neste livro e autor de seus poemas.
Salomão era filho de Davi e Bate-Seba e o homem mais sábio de toda a história de Israel. Salomão tornou-se rei e foi escolhido para construir o Templo em Jerusalém. Deus deu-lhe uma sabedoria extraordinária. Grande parte de seu reinado foi caracterizado por sua sabedoria e reverência a Deus. Salomão escreveu mais de três mil provérbios e mil cânticos, Cantares é um destes cânticos. Para conhecer melhor a história dele leia os textos em 1 Reis 1-11; 1 Crônicas 28 a 2 Crônicas 9.
Há três personagens deste livro: a Sulamita, Salomão e o coro composto das “filhas de Jerusalém”.
Salomão e Sulamita
A tradição literária sobre a história de Salomão e Sulamita é narrada, de forma poética, no livro dos Cânticos. Salomão frequentemente inspecionava as cidades de seu reino. Um dia, enquanto visitava algumas vinhas ao norte, sua comitiva foi surpreendida por uma bela camponesa que cuidava das vinhas. Envergonhada, ela fugiu. Mas Salomão não conseguiu esquecê-la. Mais tarde, disfarçado de pastor, retornou ás vinhas e conquistou o amor daquela jovem. Então, revelou sua verdadeira identidade e pediu-lhe que voltasse para Jerusalém. Salomão e sua amada se casaram na época em que o livro foi escrito.
A moça que cativou o coração de Salomão era de Suném, uma comunidade agrícola situada a aproximadamente 96 quilômetros ao norte de Jerusalém.
Jesus é a rosa de Saron?
Tem havido muitos debates a respeito do significado de Cantares. Alguns afirmam que é apenas uma alegoria do amor de Deus por Israel. Alguns que é o amor de Cristo pela igreja. Fosse assim ambos estariam corretos, pois a igreja é o Israel do Novo Testamento. Mas outros insistem que é sobre o amor conjugal. Mas na verdade é as duas coisas, os dois significados estão presentes. Sendo assim, surge a questão: Em Cantares 2.1 Jesus é a Rosa de Saron? Não.
Para entendermos este capítulo não é necessário muito alarde, é uma questão simples de interpretação. E se não bastasse o auxílio da interpretação exegética (versículo por versículo) podemos utilizar de ferramentas literárias que estão ao nosso alcance.
No caso do texto do capítulo 2, basta um simples exame do livro, usando a versão Almeida Revista e Atualizada para dissipar de uma vez por todas esta suposta contradição. Nesta versão encontramos um título que indica quem está falando; ora a esposa, ora o esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto de Cantares 2.1, encontramos em cima da fala o nome: “esposa”.
Se ainda paira dúvida quanto à afirmação ser do amado ou da amada, o texto original decide a questão quando se observa que as terminações das palavras são as do feminino. A letra “Tav” no final da palavra indica feminino.
No fim do capítulo 1, o noivo diz: “Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas” (v.15). E a noiva responde: “Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso. As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas, de cipreste (vv.16,17).
Em Cantares 2.1, a noiva, que terminou falando no fim do capítulo 1, prossegue: “Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales”. No versículo 2, o noivo responde: “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas”, deixando claro que “rosa de Saron” e “lírio dos vales” se referem à noiva.
Portanto, é a donzela sulamita quem diz: “Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales” (Ct 2.1), posto que, logo em seguida, o noivo responde: “Qual lírio... tal é a minha amiga” (Ct 2.2).
Naquela época a rosa de Saron e o lírio dos vales eram as flores comuns em Israel. Ao comparar-se a elas, é possível que a Sulamita estivesse dizendo que não era tão especial , mas uma mulher comum. Então o amado responde que ela era extraordinária, um “lírio entre os espinhos”.
“Eu sou a rosa de Saron” - Ani Havatselet há Sharon (original hebraico).
A Havatselet é uma flor rara que nasce nas areias dos desertos e neste texto é mencionada simplesmente como rosa, no caso, de Saron. Que era uma planície, no original hebraico é “Sharon” que significa “plano, planície”.
A planície costeira de Israel é chamada de Sharon, ela fica ao sul do monte Carmelo, a parte fértil e úmida da região. Os sábios judeus compararam os justos ás rosas do vale, que são as mais belas de sua espécie. Elas mantêm o frescor dos vales úmidos. Enquanto isso, os “reshaim” (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, e esvoaçoando com o vento.
A rosa requer bastante claridade, o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe. O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Cr 27.29).
(Bibliografia: Mensageiro da Paz, Marcelo de Oliveira; Bíblia de Estudo Pentecostal, editora CPAD, p.984; Comentário Bíblico Africano – Adeyemo, editora Mundo Cristão; Comentário Bíblico Matthew Henry – AT, editora CPAD; Dicionário Bíblico Vine, editora CPAD; Dicionário Bíblico, editora DCL; Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, editora CPAD; O Cânon das Escrituras – F.F. Bruce, editora Hagnus; História dos Hebreus – Hávio Josefo, editora CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br