sábado, 15 de novembro de 2008

Seminario da Familia em New York 15 e 16 Novembro de 2008


SEMINARIO DA FAMÍLIA CRISTÃ

Josué 24:15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Salmo 84:3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.

Isaías 38:1 ¶ Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.
Isaías 38:20 O SENHOR veio salvar-me; pelo que, tangendo eu meus instrumentos, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida na Casa do SENHOR.
Isaías 38:22 Também dissera Ezequias: Qual será o sinal de que hei de subir à Casa do SENHOR?
Isaías 39:2 E Ezequias se alegrou com eles e lhes mostrou a casa do seu tesouro, e a prata, e o ouro, e as especiarias, e os melhores ungüentos, e toda a sua casa de armas, e tudo quanto se achava nos seus tesouros; coisa nenhuma houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias lhes não mostrasse.
Isaías 39:4 E disse ele:

Que foi que viram em tua casa?

E disse Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu deixasse de lhes mostrar.

Atos 16:31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
Colossenses 4:15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfa, e à igreja que está em sua casa.

1 Coríntios 16:15 Agora, vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia e que se tem dedicado ao ministério dos santos),

1 Timoteo 3:4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.
1 Timóteo 3:5 (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);

1 Timoteo 5:8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.

Hebreus 11:7 Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Valor da Vida

Não deixe que a aparência, a vaidade, a fantasia, o gosto, a ambição, a ganância, a inveja, o orgulho, a prepotência, arrogância .... tenham mais valor que a Vida.

AS PEDRAS E O VASO

Um professor de ciências fez uma experiência com os alunos:

Colocou pedras grandes em um vaso de boca larga. E perguntou aos alunos:
- Está cheio? … Sim.
Então colocou pequenos pedregulhos no espaço entre as pedras grandes e perguntou:
- E agora, está cheio?… a turma hesitou mais respondeu… Sim.
Novamente colocou uma lata de areia junto com os pedregulhos. Pela 3ª vez perguntou:
- Está cheio? …
O professor mandou buscar um jarro de água e despejou…
- Qual o objetivo dessa demonstração?Um jovem brilhante levantou-se e disse:
- Não importa o quanto a sua “agenda” da vida de alguém esteja cheia, sempre vai conseguir colocar dentro alguma coisa.
- O professor respondeu:
- Mais ou menos isso. Se você não colocar as pedras grandes primeiro nunca mais as colocará lá. As “pedras grandes” são as coisas mais importantes de sua vida… DEUS, sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional… Se encherdes sua vida com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, a areia e água, as coisas realmente importantes, nunca terão tempo nem espaço em sua vida. E colocando as pedras grandes primeiro, as outras coisas depois…

5 PRIORIDADES DA VIDA

1 - Deus.
2 - Eu.
3 - Família.
4 - Igreja.
5 - Trabalho

A VIDA É COMO UM JOGO

Eis aqui alguns trechos da palestra de Brian Dyson, ex-presidente da Coca-cola, que aconteceu em conferência a uma universidade americana, onde ele falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da vida."Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar. Essas bolas são: Trabalho, a Família, a Saúde, os Amigos e o Espírito.
Trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima.
Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas. Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida.
Como? Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas.Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante.Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios.Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas aos seus corações.Apeguem-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas.Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais.Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.Não temam admitir que não são perfeitos. Não temam enfrentar riscos.É correndo riscos que aprendemos a ser valentes. Não excluam o amor de suas vidas dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio.A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas.Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão.

Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar.A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.

Lembrem-se:

Ontem é história. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva. Por isso se chama 'presente' "

A FAMÍLIA CRISTÃ

Introdução: A família está sob ataque direto do reino das trevas. Psicólogos, jornais, revistas, televisão e outros meios têm colocado em duvida a família segundo a concepção de Deus para ela. Divorcio fácil, lares desfeitos, ausência de compromisso, casamentos abertos, ligações homossexuais etc. são apregoados como normais, aceitáveis e até desejáveis. Mas a historia nos revela que não existiu nenhuma sociedade que não sucumbiu quando a vida familiar dentro dela foi desintegrada.
A família segundo o padrão de Deus é um pedaço do céu que ele deixou aqui na terra. Hoje quero convida-los a meditar sobre este tema tão importante, tanto para nós como indivíduos, como para a nação em que vivemos. Salmos 128
Iniciar com as seguintes perguntas:
1. Quantos casados estão presentes ? (Podem estar juntos ao outro)
2. Quantos tem os seus pais e se eles estão presentes. (Peça para ficarem juntos)
A Familia foi criada por Deus e teve origem com o casamento, tornando-se importante para vida Humana, a fase da realização e complementação onde vidas passam ao entrelaçamento.
A família segundo o padrão de Deus é um pedaço do céu que ele deixou aqui na terra.
A formação e constituição da Familia se origina na instituição do CASAMENTO.

O Casamento é o Método correto para formação da Família. Existem Motivações Corretas e Erradas para o Casamento.

A. Motivações Corretas

1. A Vontade Soberana de Deus na escolha e nas vidas
2. Serenidade para entender as fases para o Casamento.
3. Administrar as Etapas com resignação visando a felicidade da familia.

B. Motivações Erradas

1. Paixão e Ciumes
2. Sexo Pré-Conjugal
3. Gravidez
4. Desejo de maioridade
5. Libertação do Jugo dos Pais
6. Situação Economica

Três coisas importantes na vida do Homem.

O Homem é o material mais importante e belo que Deus criou.Era o que tinha de melhor.

Fases:
Infância....................................................... 0 a 11 anos.
Adolescência.... .............................................. 12 a 17 anos.
Juventude ...... ............................................. 18 a 35 anos.
Adulto incluindo a 3a Idade e Velhice a partir de ......... 36 anos.

CRIANÇAS

É a fase considerada por dois períodos de 0 a 5 anos que não são tão lembrados com raros fatos e exceções.
De 6 a 11 anos pelo período das fantasias dos brinquedos e da socialização da criança.

AS CRISES DA ADOLESCENCIA E DA JUVENTUDE

Ser ou não ser.
Certo ou Errado.
Frustrações e Decepções.
Complexos.
Recalques.

OS TRAUMAS DA VIDA

Magoas e Ressentimentos.
Rejeições.
Lembranças Dolorosas.

A Tríade do Casamento

- Namoro
- Noivado
- Casamento

I – A Família tem sua origem em Deus

1 – Deus fez o homem à sua imagem. Isto significa que a estrutura do homem é tal que ele precisa viver em família, o que é um atributo que recebemos de Deus (Gn 1.26,27; 2.18-24);
2 – Isto é comprovado na santíssima Trindade, na pessoa do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. A eterna comunhão familiar existe no seio de Deus (Ef 3.14,15);
3 – A igreja, noiva de Cristo, é composta por filhos de Deus. Deus convida os que lhe pertencem para entrarem para a sua família;
4 – Assim sendo, qualquer coisa que se levante contra a constituição da família, segundo o propósito de Deus, é antinatural;
5 – A família sadia é a base de uma sociedade sadia. Devemos honrar, cuidar e preservar esta instituição de Deus.

A família nasceu no coração de Deus. Nenhuma instituição é tão importante quanto a família. “Uma nação só será forte à medida que os seus lares forem realmente sólidos”. A família foi a primeira instituição de Deus sobre a terra.
A Bíblia fala muito sobre a família.

II – A Família contou sempre com o cuidado de Deus

1 – Deus preservou uma família de cada espécie de animal da terra, por ocasião do dilúvio. De modo especial, preservou a família de Noé de ser destruída nas águas (Gn 7.1);
2 – Deus preservou as famílias dos judeus da morte de seus primogênitos, quando da ultima praga sobre o Egito (Ex 12.3,13);
3 – Jesus abençoou uma festa de casamento, sinal de que ele aprovara a união matrimonial, base da família (Jo 2.1-14);
4 – Jesus ensinou a santidade do matrimonio dizendo: “O que Deus uniu, não separe o homem” (Mc 10.9)
5 – Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, dedicou parte dos seus escritos a ensinar sobre a família (1 Co 7, Ef 5; Cl 3.18-25).

III – Alvo numero um do diabo

1 – O primeiro ataque de Satanás já foi contra a família, pois procurou pegar a mulher desacompanhada do marido;
2 – Satanás odeia tudo o que carrega em si algo da gloria de Deus, por isso ele ataca tanto a família;
3 – O inimigo sabe que, atingindo a família, ele atinge a igreja, a escola, a sociedade;
4 – A mídia moderna, influenciada por Satanás, procura deturpar a concepção bíblica de família;
5 – A família do crente em Cristo deve ser um contraponto aos ensinos propagados pelo reino das trevas;

IV – Os grandes eventos do cristianismo foram em família

1 – Jesus viveu em família (Lc 2.51);
2 – Muitos dos seus milagres foram em família (Mc 1.29-31; 5.19,35-43, Jo 11.1-45);
3 – Ele procurava estar com as famílias de Zaqueu; de Marta, Maria e Lazaro;
4 – A ceia foi instituída em família (Lc 22.7-13);
5 – O Espírito Santo desceu estando o grupo reunido numa casa de família (At 13; 2.1-4);

V – Na Familia precisa existir o Relacionamento da Familia.

A comunicação. A natureza se comunica (Sl 19.1). Deus se comunica (Hb 1.1-3). Tudo o que tem vida se comunica. A família precisa se comunicar em três diferentes canais ou linhas.

1º Canal – A família e seu relacionamento, sua comunicação com Deus

1 – O ser humano é criatura de Deus (Gn 1.26,27), ele vive em Deus (At 17.28) e volta para Deus (Ec 12.7). Logo, o homem tem necessidades espirituais (Sl 42.1,2);
2 – A família tem relegado Deus a um plano secundário, Deus tem estado esquecido em muitos lares;
3 – O relacionamento com Deus se estabelece através do novo nascimento, conversão, regeneração (Jo 3.1-8), e do cultivo cuidadoso da vida espiritual: oração, estudo da Palavra e comunhão com o corpo vivo de Cristo.
4 – Nada deve bloquear, impedir, atrapalhar o relacionamento da família com Deus. Por isso, nenhum pecado pode estar nesta linha de comunicação (1 Pe 3.7).

2º Canal – A família e sua comunicação, seu relacionamento com a igreja

1 – A igreja é uma instituição divina (Mt 16.18; At 20.28; Ef 5.22-27).
2 – É importante que a família estabeleça um ótimo relacionamento com a igreja: identificado-se com ela (At 16.33), freqüentando-a (Sl 122), servindo-a (Cl 4.15), amando-a (não a critique, não a despreze);
3 – Geralmente, a família que tem um bom relacionamento com a igreja é uma família integrada, estável e feliz.

3º Canal - A família e seu relacionamento, sua comunicação consigo mesma, ou seja,
seu inter-relacionamento.


1 – Para isto é importante: doação (Lc 6.38; At 20.35). Nada de egoísmo; renuncia (Mt 5.41); perdão (Ef 5.32); fidelidade (Ml 2.15); sinceridade; dialogo; apreciação (Mt 25.21: elogiar, estimular); consideração; respeito (Ef 5.33) nada de viverem como gato e cachorro); amor (Cl 3.14; 1 Co 13.4-8); delicadeza; cortesia; cooperação: a mulher não é uma escrava, mas nem por isso ela vai deixar de ser eficiente dona de casa. O marido não é o machão, é privilegio seu ajudar não só no trabalho domestico mas na educação dos filhos.
2 – Infelizmente, hoje a família mora na mesma casa, mas nem sempre vive em comunhão; muitas famílias até desconhecem e ignoram as necessidades uns dos outros.

VI – As Bases Bíblicas de Uma Familia Feliz Efesios 5.22-23; 6.1-4.

1) O AMOR DO MARIDO PELA SUA ESPOSA, 5.25-30.

O AMOR é o fator básico na felicidade da família.
1. O Amor edifica a Familia.
2. O Amor sustenta a familia.
3. O Amor une a familia.
4. O Amor promove o Perdão na Familia.

Características deste amor:
1. Deve ser um amor forte e cordial por ela,
2. Deve ser sincero e de todo o coração, e não fingido ou egoísta,
3. Em real deleite e prazer nela,
4. Em procurar agradá-la, e, para tanto, obter o seu consentimento em seus
projetos,
5. Em terem uma vida comum tranquila, constante e confortável,
6. Em prover tudo o que for necessário,
7. Em protegê-la dos abusos e insultos,
8. Em ocultar suas faltas e fraquezas, e realçar suas virtudes,
9. Em manter a melhor opinião sobre sua pessoa e ações,
10. Em esforçar-se por promover o seu bem estar físico e espiritual,
11. Deve ser exibido tanto em público com em particular,
12. Deve ser superior a qualquer outro amor, como pais, filhos,
amigos, parentes, exceto apenas a Deus,
13. Deve suportar tudo aquilo que você suportaria por você mesmo.
14. Não tire a autoridade dela diante dos filhos. Não deixe eles
dividirem vocês dois: ninguém tem o direito de fazê-lo.

Motivos deste amor:

1. Ela é sócia da tua vida
2. Ela é tua auxiliadora, tua companheira, esposa de aliança,
3. É tua mulher, teu próprio corpo, tua própria carne,
4. Ela é a tua imagem e a tua glória!
5. Marido: a Igreja ama ao seu Senhor por causa do seu amor por ela, e
não devido a ameaças ou castigos.
6. Ame tua mulher, respeite-a e honre-a, e veja como ela reagirá ao
teu amor!

2) A SUBMISSÃO DA ESPOSA A SEU MARIDO, 5.22-24.

1. Mulher que submete-se ao marido, está submetendo-se à cabeça do
marido, que é Cristo!
2. O corpo é dirigido pela cabeça, mas a cabeça não sobrevive sem
o corpo, pois um depende do outro.
3. Mulher que submete-se ao marido, está colaborando para o bem estar
e felicidade do casamento.
4. Tal submissão deve ser apenas limitada pela sua fidelidade ao Senhor,
5. Tudo o que você fizer seja para honra do seu marido,
6. Seja a corôa e a glória do seu marido,
7. Seja companheira, amiga, ajudadora. Não espalhe o que o seu
marido ajuntou, e não desperdice o dinheiro dele,
8. Não tire a autoridade de seu marido. Mesmo que não concorde
com alguma ordem dele aos filhos, não a desfaça. Se ele estiver
errado, converse com ele depois e em particular, e tente convencê-lo.
9. Oculte as falhas e fraquezas dele, e evidencie suas qualidades,
10. Ele é o teu marido, o teu provedor, o teu braço forte, o teu ombro amigo, por
isso, dê a êle o teu melhor: o teu carinho, o teu cuidado, a tua atenção.
11. Se precisar de conselhos, jamais peça a amigas solteiras, ou a
descrentes. Procure as irmãs que são boas esposas e mães, e que convivem
bem com seus maridos.12. A mulher deve desenvolver-se culturalmente, acompanhando seu marido,
para que ele não venha a procura outra que seja do seu nível...

3) A AUTONOMIA DO CASAL, 5.31.

1. Ninguém poderá fazer parte da administração do lar, somente o marido e sua mulher.
2. Esta autonomia produz o bem estar do casal, e da família.
3. O vínculo matrimonial é superior a todos os demais vínculos humanos. Todo e qualquer laço familiar ou amizade deve permanecer inferior aos laços do matrimônio, para que a harmonia e bem estar do casal permaneçam,
4. Este vínculo, apesar de superior, não elimina nossos deveres para com os pais, familiares ou demais amizades. Mas é superior a todos estes, tendo a maior prioridade.
5. No matrimônio, marido e mulher se combinam para se completarem, formando uma unidade melhor.

4) A OBEDIÊNCIA DOS FILHOS, 6.1-3.

1. A palavra original grega (upakouo) indica obedecer, seguir, estar sujeito,
2. Em Rom 1.30 a desobediência aos pais é listado como um pecado sério dos povos pagãos,
3. A obediência aos pais é mandamento com promessa: vida longa e bem sucedida,
4. -Um lar em que os filhos obedeçam e se submetam aos pais é um lar feliz, harmônico, e bem sucedido,
5. Tal obediência somente deverá ser inferior à obediência a Deus.

5) A RESPONSABILIDADE DOS PAIS, 6.4.

1. Educar, treinar e corrigir seus filhos de acordo com a Palavra de Deus,
2. Tal ensino deverá ser por palavras, e principalmente com a vida,
3. Entretanto, não usar de severidade exagerada, para não levá-los a irarem-se contra os pais, contra a Igreja, e até contra Deus (ateus geralmente são pessoas que se decepcionaram com os pais).

VII – O Casamento – Ordem Divina


1. Companheirismo e satisfação amorosa do casal – Gênesis 2.18 – Eclesiastes 9.9.
2. Propagação do gênero humano – Gênesis 1.28.
3. Preservação da pureza moral na família e na sociedade – I Coríntios 7.2.
4. Estabelecimento do lar – Mateus 19.5 – Gênesis 2.24.


VII – O Sexo no Plano de Deus

1. O velho Testamento fala abertamente sobre assuntos sexuais, muitas vezes usando a expressão “coabitou o homem com a mulher”;
2. Registra também pecados sexuais de vários homens como: Davi, Sansão, Ló, etc.
3. No Novo Testamento:
O Apostolo Paulo - I Coríntios 7.1-5 – fala sobre os direitos conjugais do
marido e da esposa;
4. O Proposito do Sexo no Casamento
5. O sexo é para o relacionamento do casal: Hebreus 13.4 – Marcos 10.7-10. –
I Tessal. 4.3-7.
6. O sexo é para procriação: Gênesis 1.28.
7. O sexo é um meio de comunicação afetiva: Gênesis 2.24.
8. O sexo é para prazer conjugal: Provérbios 5.15-23.
9. O sexo foi criado por Deus para:

Do ponto de vista físico – perpetuação da espécie;
Do ponto de vista emocional – o prazer mútuo;
Do ponto de vista social – formação da família;
Do ponto de vista moral – dignificar a espécie através de um relacionamento sadio e consciente.
Do ponto de vista espiritual – para glorificar a Deus na multiplicação dos seres vivos.

“O sexo não é pecaminoso”.

Conclusão: Família não é casa, não é mero ajuntamento. Família é um projeto muito lindo, a menina dos olhos de Deus. A vida em família encontra seu respaldo no próprio ser de Deus, que vive em família. É ali que as vidas são formadas, é ali que há regozijo e descanso; é ali que as vidas são formadas, é ali que há regozijo e descanso; é ali que o amor e a misericórdia podem ser exercitados.
Tendo isto em mente, quero desafiar o ouvinte a colocar sua família aos cuidados daquele que a criou. Que a cada dia os amados irmãos tragam novamente sua família para a presença de Deus, e a presença de Deus para a sua família, assumindo o compromisso de cuidar e edificar a família debaixo da bênção do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br