sexta-feira, 22 de maio de 2009

O mundo vai acabar em 2012?

Em 22 de maio de 2009 publiquei no blog ``Afinal, o que vai acontecer com a terra em 2012? POIS CHEGAMOS EM 2012

Fim do Mundo em 2012 – Verdades e Mitos





3 janeiro 2012 / 1 comentário

Muito tem se falado sobre o possível fim do mundo no próximo ano, mas por que será que tantas pessoas realmente acreditam o que o mundo possa acabar em 2012? Você sabe como isso começou ou porque as pessoas encontram fundamentos para esta questão? Muitos cientistas já divulgaram parecer sobre o fato. Conheça as verdades e mitos sobre este fim de mundo que todos falam tanto e que está programado para ser agora, em 2012.

Primeiro você deve saber que algumas pessoas acreditam que o povo Maia tinha um calendário que terminava em 2012, mas isso não é verdade. O que acontece é que a civilização Maia viveu um grande ciclo e este ciclo terminava justamente em dezembro de 2012 e então dava início a um ciclo novo, mas até então nada é mencionado quanto ao fim do mundo.

Outros acreditam que os continentes irão sofrer uma ruptura que vai destruir a civilização, isso definitivamente é impossível de acordo com os geólogos, então não fique se baseando nas teorias do filme 2012 porque você vai ficar realmente chocado com tamanha imaginação.

Aí vem também a ideia de colisão de um tal planeta X com a Terra, chuva de asteróides, tempestades solares e várias outras situações que se fossem reais realmente iriam fazer uma grande devastação por aqui.

O mais interessante disso tudo é que esses boatos conseguem alcançar proporções incríveis. E as pessoas começam mesmo a acreditar que tudo isso tem um pouco de verdade. Como vocês podem ver, situações de desastres, calamidades e forças da natureza podem sim atuar no planeta em 2012, mas podem atuar em 2013, 2014, ou qualquer que seja o momento, afinal o planeta está por um fio e não é de hoje.

Então a maior verdade que se tem sobre o fim do mundo em 2012 é que as pessoas costumam levar ao pé da letra histórias e escritos antigos que levavam em consideração a situação do planeta neste século. Se você parar bem para pensar, o planeta já está sentindo esse “fim de mundo” há muito tempo.

O problema toma proporções cada vez maiores porque a internet tem um poder muito grande e hoje consegue levar histórias, verdadeiras ou não, há milhões de pessoas em pouquíssimo tempo.

O planeta está sujeito a vários desastres, sejam estes vindos do universo ou provocados por nós mesmos, os próprios moradores deste planeta único.

O melhor a fazer é cuidarmos do nosso planeta, principalmente, cuidando melhor do lixo e da destruição da natureza, pois se assim continuar, não precisaremos de uma catástrofe para destruir o planeta, nós mesmos cuidaremos disto e estamos fazendo muito bem esta tarefa, destruindo um pouco do planeta Terra, dia após dia.

Por Russel.

Pablo Nogueira, escreveu na Revista Galileu a matéria intitulada

Afinal, o que vai acontecer com a Terra em 2012?

O mundo vai acabar em 2012?

A revista Mundo Estranho deste mês traz como título de capa "As profecias do fim do mundo".
A reportagem mostra algumas profecias que tratam do assunto, entre as quais a que está se tornando famosa pelo fato de supostamente anunciar o fim para o ano 2012: a profecia do calendário maia. Mas a coisa não é bem assim.
Na verdade, quem acaba em 2012 é o próprio calendário maia. O resto - colisão de meteoros e planetas com a Terra, previsões de "paranormais" sobre o fim do mundo naquele ano, etc. - é pura especulação. A "profecia maia" já tomou grande proporção na internet pelo mundo afora com milhões de pessoas acreditando que o mundo vai acabar em 2012. Bom seria, mas comumente o que ocorre é que, depois que o fim não vem, muita gente desanima e perde a fé."O calendário de conta longa é apenas um entre os vários que os maias usavam. Assim como os nossos meses, anos e séculos, ele se estrutura em unidades de tempo cada vez maiores. Cada 20 dias formam um 'mês', ou uinal. Cada 18 uinals, 1 tun, ou 'ano', cada 20 tuns faziam um katun e assim sucessivamente. Enquanto o nosso sistema de contagem de séculos não leva a um fim, o calendário de conta longa maia dura cerca de 5.200 anos e se encerra na data 13.0.0.0.0, que para muitos estudiosos (não há um consenso a respeito) corresponde ao nosso 21/12/2012. Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia.
Gripe Suina
'Os povos ameríndios não tinham apenas uma concepção linear de tempo, que permitisse pensar num fim absoluto', diz Eduardo Natalino dos Santos, professor de história da América Pré-hispânica da USP. 'Em nenhum lugar se diz que o ciclo que estamos vivendo seria o último.' A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário se reiniciaria. Assim como, para nós, o 31 de dezembro é sucedido pelo 1 de janeiro, para eles o dia 22/12/2012 corresponderia ao dia 0.0.0.0.1", explica a revista Galileu.Muitas profecias "furaram" no passado. Uma "lenda evangélica" dizia: "Mil passará, dois mil não passará." E passou... Centúrias de Nostradamos igualmente falharam (mas são tão vagas que acabam sendo reinterpretadas. De minha parte, prefiro ficar com a Bíblia que nunca errou um prognóstico em suas profecias precisas e detalhadas. Ela diz: "Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe" (Mt 24:36); "Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Lc 12:40); "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela Sua exclusiva autoridade" (At 1:7).

UM OUTRO OLHAR SOBRE O TEMPO


Conheça as diferenças entre o calendário gregoriano, adotado no Ocidente, e a maneira usada pelos maias para medir o tempo

Um comentário:

  1. Passo por aqui para deixar o meu abraço. Sem dúvida, o mundo não acabará em 2012, mas que estamos perto de Jesus voltar, isso estamos!

    Saudações fraternas à irmã Olívia e a toda família.

    ResponderExcluir

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br