'' Os Sonhos não morreram ''
Martin Luther King ''Os Sonhos não morreram...''
15 de janeiro 2009 Data comemorativa do nascimento do Pastor Martin Luther King, Jr. Prêmio Nobel da Paz de 1964
Pouco tempo que cheguei a America do Norte, Los Angeles na California, numa minhas pregações, eia-la num dos tópicos abaixo, em 2004, fiz a Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belem em Los Angeles recordar as palavras do discurso o mais empolgante, inspirativo e emocionante do lider negro, afro americano Reverendo e Dr Martin Luther King '' EU TENHO UM SONHO'' cujo teor vale apenas escrever, subscrever, sublinhar, recordar e acima de tudo ressaltar e que passou para a História tornando-se profético.
"Eu quero dizer a vocês, meus amigos, que ainda tenho um sonho. Eu tenho um sonho que um dia essa nação se levantará e viverá o verdadeiro significado da crença. Agora é o tempo de erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial para a pedra sólida da fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, orar juntos e defender a liberdade juntos. Este será o dia em que todos os homens serão considerados iguais. O dia em que todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo e lindo significado"
UM POUCO DE SUA VIDA E SUA HISTÓRIA
Quem Foi Martin Luther King Jr.
Nascido em 1929, em Atlanta, Georgia. Doutorou-se em Teologia na Universidade de Boston, em 1955. Foi pastor da Dexter Avenue Baptist Church, em Montgomery, Alabama e co-pastor com o seu pai na Ebenezer Baptist Church, Atlanta. Tornou-se conhecido pela sua liderança do movimento por direitos iguais para os negros através de manifestações de massas não violentas, do qual o boicote nos autocarros em Montgomery, em 1956, foi um episódio inicial. Fundou a Southern Christian Leadership Conference, uma organização com o propósito de lutar pela igualdade de direitos e a integração do povo negro na vida americana, através de métodos não violentos. Na sua obra “Leading Minds”, o psicólogo Howard Gardner, conhecido pela sua teoria das inteligências múltiplas, áreas de mestria mental independentes, traça a biografia de vários líderes do século XX, concentrando-se no papel da mente humana na liderança. Na secção dedicada a Luther King, Gardner entende que a sua filosofia de luta por mudança social sem violência se baseava essencialmente
(1) no seu “Cristianismo fundamental... identificando-se profundamente com a tradição Cristã, as histórias do Velho e do Novo Testamentos e particularmente com Cristo”, 4
(2) na sua vivência na igreja (de negros, em particular),
(3) no exemplo de Gandhi (aplicando ao relacionamento de grupos os princípios pacíficos que Cristo aplicou nos relacionamentos humanos) e
(4) nos ideais de liberdade dos fundadores da América. E Gardner adianta: “Tal como um mestre artista... King era capaz de assumir e integrar estes elementos em múltiplas formas apropriadas a uma dada situação, formas que envolviam e activavam os que testemunhavam o que dizia... Ele sabia introduzir um tema numa perspectiva cristã e depois refractá-lo na história americana ou em eventos contemporâneos, conforme o mais apropriado”.
(5) King liderou a Marcha sobre Washington, em 28 de Agosto de 1963, com 250.000 participantes (um quinto dos quais brancos), pressionando o Congresso e o Presidente dos Estados Unidos à publicação de legislação sobre o direito de voto, fim da segregação nos edifícios públicos, no Governo, no emprego e em outras matérias de direitos civis. Num dos seus momentos públicos de maior impacto, e um marco na história da luta pelos direitos civis, King proferiu aqui o seu célebre discurso “I Have a Dream...”. O Presidente John F. Kennedy prometera esta legislação no seu discurso de 11 de Junho de 1963. Em 22 de Novembro Kennedy seria assassinado. O novo Presidente, Lyndon Johnson, assinou a lei, o Civil Rights Act, em 2 de Julho de 1964. King recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1964. No seu discurso de aceitação do prémio declarou: “... Acredito que a justiça que, ferida, jaz prostrada nas ruas ensanguentadas das nossas nações, pode ser erguida dessa poeira de vergonha e reinar suprema entre os filhos dos homens. Tenho a ousadia de acreditar que os povos de todo o mundo podem ter três refeições por dia para alimentar o corpo, educação e cultura para alimentar a mente e dignidade, igualdade e liberdade para alimentar o espírito. Acredito que os homens altruístas podem reconstruir aquilo que os egoístas destruíram. Continuo a acreditar que um dia a humanidade se irá curvar diante dos altares de Deus e receber a coroa do triunfo sobre a guerra e o derramamento de sangue, e que a boa vontade animada pela não violência redentora irá ditar a sua lei sobre a terra. Continuo a acreditar que nós triunfaremos. Esta fé pode dar-nos coragem para enfrentar as incertezas do futuro. Pode dar aos nossos pés cansados novas forças para prosseguirmos a caminhada para a Cidade da Liberdade...”
(6) A 3 de Abril de 1968, King deixava Atlanta, em viagem para Memphis. À noite, em Memphis, declarou: “Pois bem, não sei o que vai acontecer agora. Temos pela frente dias difíceis. Mas isso para mim já não tem importância, porque já cheguei ao cume da montanha.... Só quero fazer a vontade de Deus. E Ele permitiu-me subir ao cume da montanha. E eu olhei de lá de cima e vi a terra prometida. Pode ser que não a alcance convosco. Mas quero que saibais esta noite que o nosso povo há-de alcançar a terra prometida. E eu estou feliz, esta noite. Não estou preocupado com nada. Não estou com medo de ninguém. Os meus olhos viram a glória da chegada do Senhor... Desde que possa ajudar alguém por quem passo, desde que possa animar alguém com uma palavra ou com um cântico, desde que possa mostrar a alguém o caminho que deve seguir, a minha vida não terá sido em vão. Desde que possa cumprir o meu dever de cristão, desde que possa dizer ao mundo a salvação, desde que possa espalhar a mensagem que o meu mestre me ensinou como lição, a minha vida não terá sido em vão.”
(7) No dia seguinte, foi assassinado.
Hoje vemos se cumprir os Sonhos de Martin Luther King no proximo dia 20 de janeiro de 2009 exatamente há 40 anos passados assume a Casa Branca o 44º Presidente dos Estados Unidos um lider negro de origem de queniano e uma jovem branca americana.
Martin Luther King falando a uma multidão em frente ao Capitólio há 40 anos atras e abaixo hoje, dia 20 de janeiro de 2009 com mais de 2 milhões de pessoas Presidente Barack Obama toma posse como Presidente e faz o seu discurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.
Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com
sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br