sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TRIUNFANDO SOBRE O SENTIMENTO DE CULPA
















INTRODUÇÃO

Pr. Manoel Nascimento e Terezalva

Seminário de Cura Interior- 4ª Palestra

O sentimento de culpa é uma realidade da qual não se pode fugir na experiência humana! Todo o ser humano traz na contextura da sua personalidade a consciência do certo e do errado; e quando o errado é praticado naturalmente se instala o remorso, o sentimento de culpa! Não é sem razão que a Bíblia nos diz: “tortuoso é o caminho do homem carregado de culpa” (Pv 21.8).Nesta palestra buscaremos visualizar as dimensões do sentimento de culpa, seus efeitos e os meios de triunfo sobre a culpa.

1. AS DIMENSÕES DO SENTIMENTO DE CULPA.

Trataremos neste tópico de três aspectos do sentimento de culpa:
A culpa real. Esta culpa é produzida por um erro cometido contra Deus, contra sim mesmo ou contra alguém. Davi vivenciou esta culpa real ao abrir o seu coração (Sl 51.1-4). Ele havia pecado contra Deus, contra si mesmo e contra os outros.
A culpa neurótica. Esta é desproporcional entre o fato ocorrida e as conseqüências emocionais experimentadas pela pessoa ( I Jo 3.20-21). Este sentimento de culpa é uma porta aberta para as opressões do inimigo (I Pd 5.8). Os demônios não podem possuir uma nova criatura em Cristo, mas podem oprimir com tentações, pensamentos obscenos e destrutivos.
A culpa existencial. Este sentimento de culpa não chega a ser doentio, em alguns casos chega a ser benéfico, pois incentiva a pessoa a prosseguir, ir um pouco mais adiante! É a distância entre o real e o ideal. O próprio apóstolo Paulo expressou esta ânsia em seu coração ( Fp 3.13-14). O coração do cristão deve sempre estar dominado por este anseio de melhorar sempre, uma vez que temos o Espírito Santo que nos mobiliza para este crescimento ( II Co 3.18).

2. OS EFEITOS DO SENTIMENTO DE CULPA.

O sentimento de culpa traz dentro de si um tremendo poder desencadeador de efeitos altamente destrutivos da personalidade.
 A culpa produz vergonha e medo. Foi exatamente isto que aconteceu com nossos primeiros pais ( Gn 3.8).
 A culpa produz insegurança e medo. Foi isto que aconteceu no passado e tem acontecido no presente (Gn 3.9-10).
 A culpa produz transferência. O que vemos hoje é um reflexo do que aconteceu no passado (Gn 3.11-13).
 A culpa produz outros males. Produz enfermidades físicas, problemas espirituais e emocionais, tornando as pessoas desorientadas, doentes e sem paz com Deus e consigo mesmas.

3. O TRIUNFO SOBRE O SENTIMENTO DE CULPA.

Graças a Deus que existe vitória para qualquer que seja o sentimento de culpa! A vitória está nos seguintes caminhos:
Arrependimento. Em qualquer que seja o problema, Deus coloca o arrependimento como o ponto de partida para a solução (At 3.19).
Confissão. A confissão restaura a nossa comunhão com Deus, a nossa paz interior e com os outros ( I Jo 1.9).
Perdão. O perdão não é um sentimento, mas a decisão da nossa vontade, rendida ao Espírito Santo em submissão a ordem de Deus (Mt 6.14-15) não é fácil perdoar, mas, se voce estiver vivendo guiado pelo Espírito Santo mais cedo ou mais tarde, voce irá perdoar! A ausência do perdão é uma porta aberta para a entrada de demônios (II Co 2.10-11)
O sangue de Cristo. Mediante o poder do sangue de Cristo, anulamos as acusações de Satanás e seus demônios (Hb 9.14).
A busca do crescimento. A presença do espírito Santo é fundamental para nos levar a crescer na graça e no conhecimento de Cristo (II Pe 3.18)

CONCLUSÃO

O sentimento de culpa é uma realidade da qual não podemos escapar! É preciso compreender suas dimensões, seus efeitos e os recursos de Deus para o nosso triunfo sobre a culpa! Apropriemo-nos dos recursos de Deus e vivamos em vitória, uma vez que já estamos em vitória por meio de Cristo Jesus! Amém.

Um comentário:

  1. Prezado Pastor e Amigo,

    Que alegria encontrar seus comentários em meu blog. Quero lhe dizer da minha admiração, carinho e respeito por sua pessoa, bem como por sua obra. Vou linkar seus blogs ao meu e pretendo manter contato.

    Forte abraço.

    pastorguedes.blogspot.com
    email: pastorguedes@gmail.com

    ResponderExcluir

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br