terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Martin Luther King ''Os Sonhos não morreram...'' Obama 44º Presidente EUA






















Martin Luther King ''Os Sonhos não morreram...''

15 de janeiro 2009 Data comemorativa do nascimento do Pastor Martin Luther King, Jr. Prêmio Nobel da Paz de 1964
Pastor Martin Luther King, Jr. (15.01.1929 - 04.04-1968)
Pouco tempo que cheguei a America do Norte, Los Angeles na California, numa minhas pregações, eia-la num dos tópicos abaixo, em 2004, fiz a Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belem em Los Angeles recordar as palavras do discurso o mais empolgante, inspirativo e emocionante do lider negro, afro americano Reverendo e Dr Martin Luther King '' EU TENHO UM SONHO'' cujo teor vale apenas escrever, subscrever, sublinhar, recordar e acima de tudo ressaltar e que passou para a História tornando-se profético.

"Eu quero dizer a vocês, meus amigos, que ainda tenho um sonho. Eu tenho um sonho que um dia essa nação se levantará e viverá o verdadeiro significado da crença. Agora é o tempo de erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial para a pedra sólida da fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, orar juntos e defender a liberdade juntos. Este será o dia em que todos os homens serão considerados iguais. O dia em que todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo e lindo significado"
UM POUCO DE SUA VIDA E SUA HISTÓRIA

Quem Foi Martin Luther King Jr.

Nascido em 1929, em Atlanta, Georgia. Doutorou-se em Teologia na Universidade de Boston, em 1955. Foi pastor da Dexter Avenue Baptist Church, em Montgomery, Alabama e co-pastor com o seu pai na Ebenezer Baptist Church, Atlanta. Tornou-se conhecido pela sua liderança do movimento por direitos iguais para os negros através de manifestações de massas não violentas, do qual o boicote nos autocarros em Montgomery, em 1956, foi um episódio inicial. Fundou a Southern Christian Leadership Conference, uma organização com o propósito de lutar pela igualdade de direitos e a integração do povo negro na vida americana, através de métodos não violentos. Na sua obra “Leading Minds”, o psicólogo Howard Gardner, conhecido pela sua teoria das inteligências múltiplas, áreas de mestria mental independentes, traça a biografia de vários líderes do século XX, concentrando-se no papel da mente humana na liderança. Na secção dedicada a Luther King, Gardner entende que a sua filosofia de luta por mudança social sem violência se baseava essencialmente
(1) no seu “Cristianismo fundamental... identificando-se profundamente com a tradição Cristã, as histórias do Velho e do Novo Testamentos e particularmente com Cristo”, 4
(2) na sua vivência na igreja (de negros, em particular),
(3) no exemplo de Gandhi (aplicando ao relacionamento de grupos os princípios pacíficos que Cristo aplicou nos relacionamentos humanos) e
(4) nos ideais de liberdade dos fundadores da América. E Gardner adianta: “Tal como um mestre artista... King era capaz de assumir e integrar estes elementos em múltiplas formas apropriadas a uma dada situação, formas que envolviam e activavam os que testemunhavam o que dizia... Ele sabia introduzir um tema numa perspectiva cristã e depois refractá-lo na história americana ou em eventos contemporâneos, conforme o mais apropriado”.
(5) King liderou a Marcha sobre Washington, em 28 de Agosto de 1963, com 250.000 participantes (um quinto dos quais brancos), pressionando o Congresso e o Presidente dos Estados Unidos à publicação de legislação sobre o direito de voto, fim da segregação nos edifícios públicos, no Governo, no emprego e em outras matérias de direitos civis. Num dos seus momentos públicos de maior impacto, e um marco na história da luta pelos direitos civis, King proferiu aqui o seu célebre discurso “I Have a Dream...”. O Presidente John F. Kennedy prometera esta legislação no seu discurso de 11 de Junho de 1963. Em 22 de Novembro Kennedy seria assassinado. O novo Presidente, Lyndon Johnson, assinou a lei, o Civil Rights Act, em 2 de Julho de 1964. King recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1964. No seu discurso de aceitação do prémio declarou: “... Acredito que a justiça que, ferida, jaz prostrada nas ruas ensanguentadas das nossas nações, pode ser erguida dessa poeira de vergonha e reinar suprema entre os filhos dos homens. Tenho a ousadia de acreditar que os povos de todo o mundo podem ter três refeições por dia para alimentar o corpo, educação e cultura para alimentar a mente e dignidade, igualdade e liberdade para alimentar o espírito. Acredito que os homens altruístas podem reconstruir aquilo que os egoístas destruíram. Continuo a acreditar que um dia a humanidade se irá curvar diante dos altares de Deus e receber a coroa do triunfo sobre a guerra e o derramamento de sangue, e que a boa vontade animada pela não violência redentora irá ditar a sua lei sobre a terra. Continuo a acreditar que nós triunfaremos. Esta fé pode dar-nos coragem para enfrentar as incertezas do futuro. Pode dar aos nossos pés cansados novas forças para prosseguirmos a caminhada para a Cidade da Liberdade...”
(6) A 3 de Abril de 1968, King deixava Atlanta, em viagem para Memphis. À noite, em Memphis, declarou: “Pois bem, não sei o que vai acontecer agora. Temos pela frente dias difíceis. Mas isso para mim já não tem importância, porque já cheguei ao cume da montanha.... Só quero fazer a vontade de Deus. E Ele permitiu-me subir ao cume da montanha. E eu olhei de lá de cima e vi a terra prometida. Pode ser que não a alcance convosco. Mas quero que saibais esta noite que o nosso povo há-de alcançar a terra prometida. E eu estou feliz, esta noite. Não estou preocupado com nada. Não estou com medo de ninguém. Os meus olhos viram a glória da chegada do Senhor... Desde que possa ajudar alguém por quem passo, desde que possa animar alguém com uma palavra ou com um cântico, desde que possa mostrar a alguém o caminho que deve seguir, a minha vida não terá sido em vão. Desde que possa cumprir o meu dever de cristão, desde que possa dizer ao mundo a salvação, desde que possa espalhar a mensagem que o meu mestre me ensinou como lição, a minha vida não terá sido em vão.”
(7) No dia seguinte, foi assassinado.






















Hoje vemos se cumprir os Sonhos de Martin Luther King no proximo dia 20 de janeiro de 2009 exatamente há 40 anos passados assume a Casa Branca o 44º Presidente dos Estados Unidos um lider negro de origem de queniano e uma jovem branca americana.

Martin Luther King falando a uma multidão em frente ao Capitólio há 40 anos atras e abaixo hoje, dia 20 de janeiro de 2009 com mais de 2 milhões de pessoas Presidente Barack Obama toma posse como Presidente e faz o seu discurso.






























BARACK HUSSEIN OBAMA

Levaram 40 anos, mas as palavras do Pastor Martin Luther King não ficaram no vazio. Dentro das veias do 44º presidente dos Estados Unidos da América corre um sangue 50% negro e 50% branco, fruto de um amor interracial de um universitário queniano e uma jovem americana. O Pastor King disse certa vez que tinha um sonho, onde uma criança branca caminharia de mãos dadas com uma criança negra. Que no futuro (hoje o presente) seus filhos não seriam julgados pela cor de suas peles, mas pelo conteúdo de seus carácteres. Barack Obama está aí para mostar que Deus ainda cumpre os sonhos de quem sonha mas não fica de braços cruzados nem de joelhos lisos.














EU TENHO UM SONHO Gn 37.5,6
INTRODUÇÃO:
Inspirado no melhor e mais significativo discurso improvisado de todos os tempos pelos direitos humanos de Martin Luther King " EU TENHO UM SONHO disse o pastor, lider negro americano e celebre "Eu quero dizer a vocês, meus amigos, que ainda tenho um sonho. Eu tenho um sonho que um dia essa nação se levantará e viverá o verdadeiro significado da crença. Agora é o tempo de erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial para a pedra sólida da fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, orar juntos e defender a liberdade juntos. Este será o dia em que todos os homens serão considerados iguais. O dia em que todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo e lindo significado", disse, entre outras declarações de grande impacto.
O sonho é a seqüência de fenômenos psíquicos ( imagens, atos, idéias, etc.) que involuntariamente ocorrem durante o sono; é também aquilo com que se sonha, fantasia, aspiração, desejo. A Biblia diz em Isaias 64.4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera .I Co 2.9 As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam
Qual e o seu Sonho ? curto, medio e longo prazo...... visualize, extensão e o conteudo do seu sonho.
§ Jose teve um Sonho
Por causa so seu sonho, Jose foi Odiado, Perseguido, Lançado no Poço, Vendido, Caluniado, Humilhado, Encarcerado. Demorou 13 anos para se cumprir, os do padeiro e copeiro mor se cumpriram em tres dias, porem os de Jose, so dois anos depois Jose foi lembrado. Em Gn 40. Encontramos o copeiro e o padeiro de faraó sonhando também e seus sonhos são transformados em realidade também, mesmo que o sonho do padeiro tenha sido um sonho negativo. Em Gn 41.1 - 8 encontramos faraó que sonha com sete vacas bonitas e formosas e gordas, depois com sete vacas magras e feias que comiam as sete vacas gordas e bonitas; depois com sete espigas cheias e boas com sete espigas miúdas e queimadas pelo sol que também devoravam as boas.- Estes sonhos de faraó se transformaram em realidade e eram sete anos de fartura seguidos de sete anos de seca.
§ Salomão
iniciou o seu reinado atraves de um sonho, Deus lhe dá um sonho onde lhemanda "pedir o que quisesse e se lhe daria" ( v. 5) porém o rei não pediu: riquezas, vitória sobre inimigos, prosperidade ou outras coisas, a não ser " um coração entendido para julgar ao povo, discernimento entre o bem e o mal, enfim sabedoria para governar" (v. 9). Então o Senhor lhe fez grandes promessas e não apenas lhe deu sabedoria, mas as demais coisas também viriam em conseqüência do posicionamento de Salomão, porém o verso de número 15 diz: "E acordou Salomão,E e eis que era sonho".A atitude de Salomão não foi de decepção, mas de paz e adoração ao Senhor, pois Deus estava lhe revelando um mistério, um mistério de um: - Salomão sonhou primeiro com a sabedoria, com o discernimento pedido a Deus para Governar, e logo em seguida Deus transforma seu sonho em realidade quando Salomão tem que resolver os problemas que vinham surgindo no seu reinado e todos se admiraram de tão grande sabedoria e a reconheceram como vinda de Deus (3.28)- A rainha de Sabá veio de longe para testar e ouvir a sabedoria de Salomão e no cap. 4. 29 - 31 diz que era o mais sábio da época.
§ Abraão
Também sonhou em ter um filho, mesmo em idade avançada, impossível aos olhos humanos, apenas um sonho.... que Deus fez questão de transformar em realidade em resposta à fidelidade deste para Com Ele.
§ Jacó
Sonhou com uma escada que ligava o céu e a terra e por ela os anjos subiam e desciam (Gn 28.12-17). Jacó também sonhou com a prosperidade que Deus lhe daria em Gn 31.10-11: "E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos que os bodes que cobriam as ovelhas eram listrados, salpicados e malhados. E disse-me o anjo de Deus, em sonhos: Jacó! E eu disse: eis me aqui."
§ Calebe
Sonhou com Hebrom durante 45 anos (Js 14 ). Mas pastor, o que isto quer dizer?? O que tem a ver conosco hoje???
1. Deus está falando conosco que precisamos sonhar também, mas não sonhar de cansaço ou fadiga como diz Ec. 5.3, mas sonhar profeticamente como os homens citados acima e como Joel 2.28 que diz: "os velhos terão sonhos"
2. Sonhar profeticamente porque Deus quer transformar os sonhos em realidade.
3. Sonhar com as bênçãos de Deus, com a casa própria, com a cura, com a vitória, com os alvos - porque Deus transforma sonhos em realidade.
4. Não importa o tempo que vai levar para o sonho se realizar, tão somente devemos crer e Deus fará o restante.
5. Não pare de sonhar, não deixe de sonhar, sonhar é bom, não paga nada e Deus pode torná-lo em realidade.
6. Deus está dizendo para não desanimar, não desistir, mas correr atrás dos nossos sonhos e objetivos.
7. Muitos ficam decepcionados, tristes quando acordam e vêem que era apenas um sonho - mas Salomão confiou no Senhor e diz o texto: "que ele foi a Jerusalém, e pôs-se perante a arca do concerto do Senhor, e sacrificou holocaustos, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos".
8. Faça o mesmo, após sonhar, levante-se e vá louvar ao Senhor porque na hora certa Ele transformará seus sonhos em realidades. Pode ser hoje, amanhã, daqui a alguns meses ou anos, mas Deus o fará segundo a vontade Dele.
CONCLUSÃO:
Ilustração: As três árvoresHavia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.A primeira, olhando as estrelas, disse: "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros".A segunda, olhando o riacho, suspirou: "Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas".A terceira olhou para o vale e disse: "Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus".Muitos anos se passaram e certo dia três lenhadores cortaram as árvores que estavam ansiosas em ser transformadas naquilo que sonhavam. Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos... que pena! A primeira árvore acabou sendo transformada em cocho de animais coberto de feno. A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. A terceira foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram: Porque isto? Entretanto, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse: "PAZ". E a tempestade acabou! Então, a segunda árvore entendeu que estava transportando o Rei do céu e da terra!Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel. Logo eu? Mas, no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu Filho ao olharem para ela. As árvores haviam tido sonhos e desejos. Mas as realizações foram mil vezes maior do que haviam imaginado. Portanto, não se esqueça: Deus tem um sonho para sua vida. E pode ser bem maior do que aquele que você imagina...! Basta crer!Vamos sonhar como Abraão com Isaque (promessa), Jacó (prosperidade), como, Jose (Trono – Governador) vamos sonhar com o crescimento da obra, com a construção, etc.

VIDAS QUE INSPIRAM ESPERANÇA

Coretta e Martin Luther King: o sonho que não morreu
Fernando Ascenso*
fascenso@netcabo.pt
Coretta Scott King, activista e líder de direitos humanos, viúva do célebre
pastor evangélico baptista americano Martin Luther King Jr., morreu a 31 de
Janeiro de 2006. Tinha 78 anos.
Coretta sacrificou a sua carreira como cantora lírica e a privacidade da sua vida
familiar para ombrear com seu marido, a partir de 1955, na liderança da luta pelos
direitos civis dos negros, nos Estados Unidos.
Nascida em Heiberger, Alabama, em 1927, Coretta formou-se no Conservatório
de Boston em voz e violino. Foi aqui que conheceu Martin Luther King Jr., na altura a
fazer o seu doutoramento em teologia. Casaram em 18 de Junho de 1953. O casal teve
quatro filhos aos quais Coretta se dedicou paralelamente ao seu envolvimento na causa
de direitos civis.
Coretta concebeu e dirigiu os Concertos da Liberdade, um modelo de concertos
combinando música e declamação de prosa e poesia, visando a promoção dos direitos
civis. Em 1959 o casal viveu cerca de um mês na Índia, estudando a obra de Gandhi, o
que influenciaria o seu conceito de resistência pacífica.
Quando no apogeu da carreira do casal, o marido foi assassinado em 1968,
Coretta honrou a sua memória prosseguindo na luta pela mudança social sem violência,
nomeadamente através do Martin Luther King Center for Nonviolent Social Change
(Centro Martin Luther King para a Mudança Social Não Violenta). Fundado em 1968,
o Centro recebe anualmente mais de 650.000 visitantes (www.thekingcenter.org.).
Como presidente fundadora dedicou 27 anos (de 1968 a1995) à promoção de programas
locais e internacionais de formação na filosofia e métodos não violentos de King. Lutou
15 anos, com seis milhões de petições apresentadas ao Congresso, pela criação do Dia
de Martin Luther King Jr., um feriado que viria a ser estabelecido a partir de 1986,
observado na terceira segunda-feira de Janeiro.
Coretta liderou várias missões internacionais de boa vontade e iniciativas
históricas em defesa dos direitos humanos como o Full Employment Action Council
(coligação de mais de 100 organizações de mulheres para a promoção da igualdade de
oportunidades económicas) e a Coalition of Conscience (800 organizações de direitos
humanos, por altura do vigésimo e do vigésimo quinto aniversários da Marcha sobre
Washington).
Em 1985 Coretta e três dos seus filhos foram detidos na embaixada da África do
Sul, em Washington, ao protestarem contra o apartheid.
Dois dias depois do marido ser assassinado, Coretta afirmou na Ebenezer Baptist
Church: “O meu marido encarava a possibilidade de ser morto sem amargura ou ódio.
Ele sabia que esta é uma sociedade doente, totalmente infestada com racismo e
violência…Ele nunca odiou. Ele nunca perdeu a esperança de fazer o bem. Ele
encorajou-nos a fazer o mesmo e preparou-nos para a tragédia… A nossa preocupação
agora é que esta obra não morra”1. Um dia antes do funeral, com os seus três filhos
mais velhos, Coretta liderando milhares de pessoas numa marcha de protesto, em
Memphis, onde o seu marido planeara estar, afirmou: “Vejam, o seu espírito nunca
morre.”2
Uma das mais influentes mulheres afro-americanas, Coretta recebeu
doutoramentos honoris causa de mais de 60 universidades, foi autora de três livros,
ajudou a fundar dezenas de organizações. Foi uma mulher de sabedoria, compaixão e
visão. Investiu toda a sua vida para tornar o nosso mundo melhor. Nas palavras de
Shelley Henderson, “uma frase sua, motivar-nos-ia por dez ou vinte anos”3.
Quem Foi Martin Luther King Jr.
Martin Luther King Jr. nasceu em 1929, em Atlanta, Georgia. Doutorou-se em
Teologia na Universidade de Boston, em 1955. Foi pastor da Dexter Avenue Baptist
Church, em Montgomery, Alabama e co-pastor com o seu pai na Ebenezer Baptist
Church, Atlanta.
Tornou-se conhecido pela sua liderança do movimento por direitos iguais para
os negros através de manifestações de massas não violentas, do qual o boicote nos
autocarros em Montgomery, em 1956, foi um episódio inicial. Fundou a Southern
Christian Leadership Conference, uma organização com o propósito de lutar pela
igualdade de direitos e a integração do povo negro na vida americana, através de
métodos não violentos.
Na sua obra “Leading Minds”, o psicólogo Howard Gardner, conhecido pela sua
teoria das inteligências múltiplas, áreas de mestria mental independentes, traça a
biografia de vários líderes do século XX, concentrando-se no papel da mente humana na
liderança. Na secção dedicada a Luther King, Gardner entende que a sua filosofia de
luta por mudança social sem violência se baseava essencialmente (1) no seu
“Cristianismo fundamental... identificando-se profundamente com a tradição Cristã, as
histórias do Velho e do Novo Testamentos e particularmente com Cristo”, 4 (2) na sua
vivência na igreja (de negros, em particular), (3) no exemplo de Gandhi (aplicando ao
relacionamento de grupos os princípios pacíficos que Cristo aplicou nos
relacionamentos humanos) e (4) nos ideais de liberdade dos fundadores da América. E
Gardner adianta: “Tal como um mestre artista... King era capaz de assumir e integrar
estes elementos em múltiplas formas apropriadas a uma dada situação, formas que
envolviam e activavam os que testemunhavam o que dizia... Ele sabia introduzir um
tema numa perspectiva cristã e depois refractá-lo na história americana ou em eventos
contemporâneos, conforme o mais apropriado”.5
King liderou a Marcha sobre Washington, em 28 de Agosto de 1963, com
250.000 participantes (um quinto dos quais brancos), pressionando o Congresso e o
Presidente dos Estados Unidos à publicação de legislação sobre o direito de voto, fim da
segregação nos edifícios públicos, no Governo, no emprego e em outras matérias de
direitos civis. Num dos seus momentos públicos de maior impacto, e um marco na
história da luta pelos direitos civis, King proferiu aqui o seu célebre discurso “I Have a
Dream...”. O Presidente John F. Kennedy prometera esta legislação no seu discurso de
11 de Junho de 1963. Em 22 de Novembro Kennedy seria assassinado. O novo
Presidente, Lyndon Johnson, assinou a lei, o Civil Rights Act, em 2 de Julho de 1964.
King recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1964. No seu discurso de aceitação do
prémio declarou: “... Acredito que a justiça que, ferida, jaz prostrada nas ruas
ensanguentadas das nossas nações, pode ser erguida dessa poeira de vergonha e reinar
suprema entre os filhos dos homens. Tenho a ousadia de acreditar que os povos de todo
o mundo podem ter três refeições por dia para alimentar o corpo, educação e cultura
para alimentar a mente e dignidade, igualdade e liberdade para alimentar o espírito.
Acredito que os homens altruístas podem reconstruir aquilo que os egoístas destruíram.
Continuo a acreditar que um dia a humanidade se irá curvar diante dos altares de Deus
e receber a coroa do triunfo sobre a guerra e o derramamento de sangue, e que a boa
vontade animada pela não violência redentora irá ditar a sua lei sobre a terra.
Continuo a acreditar que nós triunfaremos. Esta fé pode dar-nos coragem para
enfrentar as incertezas do futuro. Pode dar aos nossos pés cansados novas forças para
prosseguirmos a caminhada para a Cidade da Liberdade...”6
A 3 de Abril de 1968, King deixava Atlanta, em viagem para Memphis. À noite,
em Memphis, declarou: “Pois bem, não sei o que vai acontecer agora. Temos pela
frente dias difíceis. Mas isso para mim já não tem importância, porque já cheguei ao
cume da montanha.... Só quero fazer a vontade de Deus. E Ele permitiu-me subir ao
cume da montanha. E eu olhei de lá de cima e vi a terra prometida. Pode ser que não a
alcance convosco. Mas quero que saibais esta noite que o nosso povo há-de alcançar a
terra prometida. E eu estou feliz, esta noite. Não estou preocupado com nada. Não
estou com medo de ninguém. Os meus olhos viram a glória da chegada do Senhor...
Desde que possa ajudar alguém por quem passo, desde que possa animar alguém com
uma palavra ou com um cântico, desde que possa mostrar a alguém o caminho que
deve seguir, a minha vida não terá sido em vão. Desde que possa cumprir o meu dever
de cristão, desde que possa dizer ao mundo a salvação, desde que possa espalhar a
mensagem que o meu mestre me ensinou como lição, a minha vida não terá sido em
vão.”7
No dia seguinte, foi assassinado.
Nas palavras de Philip Yancey, o verdadeiro objectivo, como King costumava
dizer, não era derrotar o homem branco, mas “despertar um sentido de culpa dentro do
opressor e desafiar o seu falso sentido de superioridade... o objectivo é a reconciliação,
o objectivo é a redenção, o objectivo é a criação da comunidade de amor.”8
Lawrence Kohlberg, na sua teoria de desenvolvimento moral, propõe Luther
King como um exemplo de moral pós-convencional, o nível mais alto de estádio de
raciocínio moral, segundo a teoria, caracterizado por princípios universais de justiça, da
dignidade dos seres humanos e da reciprocidade e igualdade de direitos humanos. Nas
palavras de Gardner, “King era corajoso... Felizmente, as falhas pessoais não parecem
ter chocado ou inibido a sua ampla agenda social e política. Ele continuou a
incorporar a matriz central da sua história”.9 O “gigante moral” de Kohlberg foi um
estudante, um marido, um pai, um líder. Foi um homem.
Clayborne Carson, professor de História, na Universidade de Stanford, a pedido
da família, trabalhou o espólio documental de King. Deste trabalho resultou a sua
autobiografia, “Eu tenho um Sonho”. Em Portugal, a obra é editada pela Editorial
Bizâncio, Lisboa.
Extractos do Discurso “I Have a Dream...”
“... Eu tenho um sonho de que um dia sobre as montanhas vermelhas da Geórgia os filhos dos
ex-escravos e os filhos dos ex-donos de escravos possam sentar-se juntos à mesa da
fraternidade.
Eu tenho um sonho de que um dia mesmo o estado do Mississipi, um estado sufocante com o
calor da injustiça... e opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que os meus quatro filhos haverão um ida de viver numa nação onde não
serão julgados pela cor da sua pele mas pelo conteúdo do seu carácter...
Eu tenho um sonho de que um dia em Alabama, com o seus racistas violentos... os meninos
negros e as meninas negras poderão dar as mãos aos meninos brancos e às meninas brancas
como irmãs e irmãos...
... Com esta fé nós poderemos transformar as estridentes discórdias da nossa nação numa
sinfonia de fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, orar juntos, lutar juntos, ser
presos juntos, levantarmo-nos juntos pela liberdade, sabendo que um dia haveremos de ser
livres.
... Que a liberdade se oiça. E quando isso acontecer, e quando deixarmos que se oiça a
liberdade – quando deixarmos que ela soe em cada aldeia e em cada lugar, de cada estado e de
cada cidade, poderemos antecipar aquele dia em que todos os filhos de Deus – negros e
brancos, Judeus e Gentios, Protestantes e Católicos – poderão juntar as mãos e cantar as
palavras do velho Espiritual Negro: “Finalmente livres! Finalmente livres!
Graças a Deus Todo Poderoso, nós somos finalmente livres!” (Free at last! Free at last! Thank
God Almighty, we are free at last!)
In “I Have a Dream”, citado de Douglass Archives of American Public Address (http://douglass.speech.nwu.edu),
edição de D. Oetting (http://nonce.com/oetting).
* Professor, Queluz, Portugal
1 Yvonne S. Lamb, A Full Partner in the Dream, www. washingtonpost.com, Fev. 1, 2006, p. 2.
2 Op. cit., p. 2
3 Adelle M. Banks, Coretta King, a Woman of Faith and Devotion, Dies at 78,
www.christianitytday.com, Fev. 1, 2006.
4 Howard Gardner, Leading Minds, London: Harper Collins, 1997, p. 209.
5 Op. cit., p. 209.
6 Clayborne Carson (org.), Eu Tenho um Sonho – A Autobiografia de Martin Luther King, Lisboa:
Bizâncio, 2003, p. 286.
7 Op. cit., pp. 398, 399.
8 Yancey Philip, Confessions of a Racist, www.christianitytoday.com, Jan. 17, 2006
9 Op. cit., pp. 219, 220.

15 de janeiro 2009

Postou no seu importante Blog João Cruzue ''Olhar Cristão'' as boas matérias sobre Martin Luther King por ocasião de seu aniversario dia 15 de janeiro, data que aqui nos Estados Unidos é comemorada no dia 19 ou sempre a terceira segunda de Janeiro de cada Ano em homenagem a este grande lider.

http://olharcristao.blogspot.com/

Data comemorativa do nascimento do Pastor Martin Luther King, Jr.
Prêmio Nobel da Paz de 1964

Pastor Martin Luther King, Jr.
(15.01.1929 - 04.04-1968)

Levaram 40 anos, mas as palavras do Pastor Martin Luther King não ficaram no vazio. Dentro das veias do 44º presidente dos Estados Unidos da América corre um sangue 50% negro e 50% branco, fruto de um amor interracial de um universitário queniano e uma jovem americana. O Pastor King disse certa vez que tinha um sonho, onde uma criança branca caminharia de mãos dadas com uma criança negra. Que no futuro (hoje o presente) seus filhos não seriam julgados pela cor de suas peles, mas pelo conteúdo de seus carácteres. Barack Obama está aí para mostar que Deus ainda cumpre os sonhos de quem sonha mas não fica de braços cruzados nem de joelhos lisos. João Cruzué


"I Have a Dream"

King Center

Tradução de João Cruzué

"Eu lhes digo hoje, meus amigos, apesar das dificuldades que enfrentamos hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. É um sonho enraizado no Sonho Americano. Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e dará testemunho do verdadeiro significado do seu credo; nós conservamos estas verdades para que fique auto-evidente: que todos os homens foram criados iguais. Eu tenho um sonho, que um dia sobre as colinas vermelhas da Geórgia os antigos donos de escravos serão capazes de assentarem-se juntos à mesa da irmandade. Eu tenho um sonho que um dia, mesmo o estado do Mississipi, sufocado pelo calor da injustiça, sufocado com o calor da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho: Que um dia esta nação se porá de pé e viverá o verdadeiro significado de sua crença: Nós conservamos esta verdade para ser auto-declarada, que todos os homens foram criados iguais. Eu tenho um sonho, e nele, meus quatro filhos pequenos viverão em uma nação em que não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter."

Eu tenho um sonho que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde eles não serão julgados pela cor de suas peles mas pela conteúdo de seus caráteres. Eu tenho um sonho hoje. Eu tenho um sonho que um dia lá embaixo no Alabama com seus vícios racistas, com seu governador tendo em seus lábios palavras de interposição e nulificação, um dia bem ali no Alabama, os garotinhos negros e meninas negras serão capazes de andar de mãos dadas com os garotinhos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho este sonho hoje.

Esta esperança é nossa esperança. É com esta fé que eu me volto para o Sul. É com esta fé que nós seremos capazes de transformar a montanha do desespero em uma pedra de esperança. Com esta fé nós seremos capazes de trabalhar juntos, lutar juntos, para juntos ficarmos de pé pela liberdade, sabendo que um dia, nós seremos livres"

"Deixe a liberdade ressoar. Nos cumes das colinas prodigiosas do Novo Hampshire, deixe a liberdade repicar. Nas montanhas poderosas de Nova York, deixe a liberdade ressoar. Nas elevações dos Alleghenies da Pensilvânia, deixe a liberdade repicar. Mas não só isto; deixe a liberdader essoar no Monte Stone da Geórgia. Deixe a liberdade repicar em cada colina e até nos montículos de terra das toupeiras do Mississippi.

E quando isto acontecer, quando nós a deixarmos ressoar, vamos nos apressar para aquele dia quando nós, todos os filhos de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e pagãos, Protestantes e Católicos, seremos capazes de nos dar as mãos e cantar as palavras do velho Negro Espiritual:

------------------------------------------------------------
"Livre por fim, livre por fim /

Graças ao Poderoso Deus / Por fim eu estou livre."
------------------------------------------------------------

OPINIÕES E PENSAMENTOS DE M.L.K.

Time.com

Tradução: João Cruzué

SOBRE A PAZ

"Mais cedo ou mais tarde todos os povos do mundo terão de descobrir um modo de viver juntos em paz, e por meio disso transformar esta elegia cósmica inacabada em um salmo criativo de fraternidade. Eu recuso aceitar a visão de que a humanidade é tão tragicamente atada à uma meia-noite sem estrelas de racismo e de guerras que a aurora brilhante da paz e da fraternidade nunca possa tornar-se uma realidade. É por isso que o direito, temporariamente derrotado, é mais forte do que a maldade triunfante." (1964)

AS PALAVRAS DE M.L.K.

"As palavras de Martin Luther King têm notável poder e graça, quase 40 anos depois da sua morte em Memphis, no dia 4 de Abril de 1968. Em homenagem ao dia comemorativo do aniversário do Pr. King - 15 janeiro de 2008 - apresentamos uma galeria de fotografias do famoso defensor do movimento dos direitos civis, feitas pelo fotógrafo Flip Schulke da Time.com, acompanhadas pelo texto, traduzido por nós, das próprias palavras de King sobre: não-violência, raça, paz, movimento Black Power, sonhos, etc. Nosso propósito com a publicação é trazer à consciência de que as palavras devem ser cimentadas com atitudes. No início ninguém presta muita atenção, mas o tempo da realização vai chegar para quem persistir em pedir, bater e buscar. Venham conosco aprender do Pastor M.L.King". João Cruzué.

A ORAÇÃO DO PEREGRINO

Em 1957, aproximadamente 250 mil militantes ajuntaram-se no Memorial Lincoln de Washington D.C, por três horas de cânticos e discursos, exigindo do governo federal o cumprimento do Estatuto da Educação, contra a segregação racial nas escolas americanas, declarada inconstitucional pela Corte Federal. O último discurso do dia foi proferido por King.

Manifestação em Washington contra a segregação racial nas escolas

O SONHO DA LIBERDADE

"Então, mesmo que enfrentemos as dificuldades de hoje e de amanhã, ainda tenho um sonho. Tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado do seu credo... de que todos os homens são nascidos iguais. Eu Tenho um sonho, que um dia até o Estado do Mississippi, um estado que sofre com o calor, com o calor da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu Tenho um sonho, que meus quatro filhos pequenos viverão um dia em uma nação onde eles não mais serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. E se a América está para ser uma grande nação, isto deve tornar-se verdadeiro(1963).

DETIDO

Em Três meses de greve, 156 manifestantes, inclusive King, foram detidos por violar uma lei de 1921 por " impedimento" de um ônibus. King foi condenado a pagar uma multa de 500 dólares ou passar 386 dias na cadeia. Ele passou duas semanas na prisão, e o movimento explodiu porque ele chamou a atenção nacional para seu protesto.

Depois da prisão de Rosa Parks, King e seus amigos: Ralph David Abernathy, Edgar Nixon e Bayarde Rustin, ajudaram a organizar protestos contra a segregação nos transportes coletivos. Foi decidido que os negros de Montgomery recusariam-se a andar de ônibus até que os passageiros fossem completamente integrados. King foi preso e sua casa sofreu um atentado à bomba. Outras pessoas envolvidas no boicote dos transportes coletivos de Montgomery também sofreram assédios e intimidação. Mas o protesto continuou.

Durante 13 meses, os 17 mil negros de Montgomery andaram a pé para trabalhar ou conseguiram carona em pequenos carros da própria comunidade negra da cidade. Conseqüentemente, com a perda de receita e a decisão da Suprema Corte, favorável a King, forçaram a Companhia de Transportes Coletivos de Montgomery a aceitar a integração. E assim, o boicote terminou em 20 de dezembro de 1956.

Ônibus "batendo lata" em Tallahassee

SIMPATIA PELA GREVE

Comunidades negras de outras cidades organizaram boicotes similhares.

negros e brancos assentados no mesmo ônibus

VITÓRIA!

Em Junho de 1956 a Corte do Distrito Federal determinou que a segregação racial em ônibus era inconstitucional. Depois de sobreviver a desafios até a Suprema Corte, a norma tornou-se regular; no dia 20 de Dezembro de 1956 King declarou o fim do boicote. No dia seguinte, os membros da comunidade negra, inclusive Rosa Parks, embarcaram nos ônibus pela primeira vez, em mais de um ano.

Na cadeia, com o filho

NÃO-VIOLÊNCIA

"Em seu comunicado,[falando ao jornalista] você afirmou que as nossas ações, apesar de pacíficas, devem ser condenadas porque elas precipitam a violência. Isto não seria como condenar Jesus porque a sua consciência de um único Deus e a devoção incessante à vontade de Deus precipitou o mau ato da Crucificação?"Cartas da prisão de Birmingham, 1963.

OS NEGROS NA AMÉRICA

"Antes que os peregrinos aportassem em Plymouth, estávamos aqui. Antes de que a caneta de Jefferson grafasse, com tinta indelével através das páginas da história, as palavras majestosas da Declaração da Independência, estávamos aqui. Se as crueldades inexprimíveis da escravidão não nos puderam parar, a oposição que agora enfrentamos seguramente falhará. Ganharemos nossa liberdade porque a herança sagrada da nossa nação e a vontade eterna de Deus é personificada nos ecos de nossas exigências."Cartas na prisão de Birmingham, 1963.

NÃO CONFORMISMO

"Nesta hora da história é preciso um círculo dedicado de nonconformistas transformados. As paixões perigosas de orgulho, ódio e egoísmo estão entronizadas em nossas vidas; a verdade está prostrada nas colinas ásperas de Calvários sem nome. A salvação do nosso mundo do juízo virá, não pelo complacente ajustamento da maioria de conformados, mas pelo desajuste criativo de uma minoria não conformada."(1963).

King viajava pelo país fazendo discursos e inspirando o povo a se envolver no movimento pelos direitos civis. Além de defensor da não violência no protestoestudantil, King também incitou boicotes econômicos similares ao que acontecera em Montgomery. Ele alegava que os afro-americanos eram 10% da população e tinham um poder econômico considerável. Através de compras seletivas eles poderiam premiar empresas que era simpáticas ao movimento dos direitos civis enquanto que ao mesmo tempo puniriam aquelas que ainda segregavam sua força de trabalho.

MOVIMENTO BLACK POWER

"O desespero de hoje é um pobre formão para fincar a justiça de amanhã. O movimento "Black Power" é uma crença implícita e muitas vezes explícita no separatismo dos negros. Todavia atrás da preocupação legítima e necessária do Black Power de uma unidade de grupo e identidade negra, jaz numa crença que pode ser para o negro uma estrada separada para o poder e realização. São idéias curtas e irreais. Não há nenhuma salvação para o Negro através do isolamento" (1967).

MARCHA PELOS DIREITOS CIVIS

"Como uma idéia cujo tempo chegou, nem mesmo a marcha de exércitos poderosos pode parar-nos. Estamos nos mudando para a terra da liberdade. Vamos marchar para a realização do Sonho Americano. Vamos marchar sobre o alojamento segregado. Vamos marchar sobre escolas segregadas. Vamos marchar sobre a pobreza. Vamos marchar sobre as urnas eleitorais, marchar sobre as urnas até que os molestadores de raças desaparecerem da arena política, até que os Wallaces da nossa nação estremeçam longe, em silêncio." (Selma a Montgomery, 1965).

LIBERDADE

"Deixe a liberdade raiar. Dos cumes das colinas prodigiosas do Novo Hampshire, deixe a liberdade raiar. Das montanhas poderosas de Nova York, deixe a liberdade raiar. Das Elevações dos Alleghenies da Pensilvânia, deixe a liberdade raiar. Mas não só isto; deixe a liberdade raiar no Monte Stone da Geórgia. Deixe a liberdade raiar em cada colina e até nos montículos de terra das toupeiras do Mississippi. E quando isto acontecer, quando nós a deixamos raiar, vamos nos apressar para aquele dia quando nós, todos os filhos de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e pagãos, Protestantes e Católicos, seremos capazes de nos dar as mãos e cantar as palavras do velho Negro Espiritual:

"Livres por fim, livres por fim,
Graças ao Poderoso Deus,
Por fim, nós estamos livres."

O ÚLTIMO SERMÃO

Dito na noite de 03 abril de 1968, anterior ao seu assassinato:

"Temos alguns dias difíceis pela frente. Mas isso realmente não importa para mim agora. Porque eu tenho estado no cume do monte. Não me importo. Como qualquer um, eu gostaria de viver uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isto agora. Somente quero fazer a vontade de Deus. Ele permitiu que eu subisse até o cume do monte. Eu dei uma olhada, e vi a Terra Prometida. Posso não chegar lá com você, mas quero que, nesta noite, saiba que nós como pessoa alcançaremos a Terra Prometida. Portanto estou feliz nesta noite. Eu de nada tenho medo; não temo nenhum homem; os meus olhos já viram a glória da vinda do Senhor."

Fonte:http://www.time.com/time/photoessays/

cruzue@gmail.com

Redescobrindo os valores perdidos - Martin Luther King

Sermão do Pastor Martin Luther King
Prêmio Nobel da Paz de 1964

Pastor Martin Luther King - (15.01.1929 - 04.04.1968)

"Redescobrindo os Valores Perdidos"
(Rediscovering lost values)

Martin Luther King, Jr. Tradução* de João Cruzué

Eu quero que vocês meditem comigo nesta manhã sobre este tema: Redescobrindo os valores perdidos. Redescobrindo os valores perdidos. Há algo errado com o nosso mundo. Alguma coisa fudamental e basicamente errada. Eu creio que nós não precisamos olhar muito longe para enxergar isto. Estou certo que a maioria de vocês concordaria comigo em fazer esta afirmação. E quando nós paramos para analisar a causa dos males de nosso mundo, muitas coisas nos vêm à mente.

Vamos iniciar perguntando se é devido ao fato de não sabermos o suficiente. Mas não pode ser isto. Porque em termos de acumulação de conhecimento, nós sabemos mais hoje do que os homens conheciam em qualquer outro período da humanidade. Nós temos os fatos à nossa disposição. Nós sabemos mais sobre Matemática, Ciências, Ciências Sociais, Filosofia do que nós nunca soubemos em qualquer período da história do mundo. Então, não pode ser porque nõs não sabemos o suficiente. Bem, não pode ser isto, porque nosso progresso científico sobre os anos passados tem sido surpreendente.

Em seguida, gostaríamos de saber se não foi pelo fato de nossa genialidade científica ter ficado para trás.Isto é, se nós não temos feito mais progressos na área científica.O homem através de seu gênio científico tem encurtado distâncias e reduzido tempos. Tanto que hoje (28.02.1954) é possível tomar o café da manhã em Nova York e cear em Londres, na Inglaterra. Por volta de 1753, uma carta levava três dias para ir de Nova York a Washington, e hoje você pode ir daqui até a China em menos tempo que isso. Não pode ser porque o homem esteja estagnado quanto aos progressos científicos. A genialidade científica do homem tem sido assombrosa.

Eu penso que nós temos que olhar mais profundamente o que temos feito para encontrar a real causa dos problemas humanos e dos males deste mundo de hoje. E se nós queremos mesmo encontrar teremos que olhar dentro dos corações e da almas dos homens.

"Assim nós nos vemos pegos em um mundo complicado. O problema é com o próprio homem, na alma do homem. Nós não aprendemos como ser justos, e honestos, e gentis, verdadeiros e amáveis. Está é a causa de nosso problema. O verdadeiro problema é que através de nossa genialidade científica nós fizemos do mundo uma vizinhança, mas através de nossa moral e genialidade espiritual nós falhamos em torná-lo uma irmandade.

E o grande perigo que enfrentamos hoje não é tanto pela bomba atômica que foi criada pelos físicos. Não tanto por aquela bomba que você pode colocar em um avião e jogá-la sobre a cabeça de centenas de milhares de pessoas – tão perigosa quanto ela é. Mas o perigo verdadeiro que confronta a civilização de hoje é aquela bomba atômica que está no coração dos homens, capaz de explodir no ódio mais vil e no mais destrutivo egoísmo — isto é a bomba atômica que devemos temer hoje.

O problema está no homem. Dentro dos corações e das almas dos homens. Esta é a verdadeira causa do nosso problema.

Meus amigos, tudo que eu estou tentando dizer é que se nós queremos seguir em frente hoje, temos que voltar para reencontrar alguns poderosos e preciosos valores preciosos que deixamos para trás. É o único caminho que nós seríamos capazes para fazer de nosso um mundo um mundo melhor, e para fazer deste mundo o que Deus quer que ele seja com um significado e propósito real. A única maneira que nós podemos fazer é voltar, para redescobrir os valores mais preciosos e poderosos que deixamos para trás.

Jesus no templo no meio dos doutores da Lei

Nossa situação no mundo de hoje, faz-me lembrar de um popular acontecimento tomou lugar na vida de Jesus. Isto foi lido nas Escrituras hoje pela manhã, encontrado no segundo capítulo do Evangelho de Lucas. A história é muito familiar, muito popular, e todos nós a conhecemos. Vocês se lembram quando Jesus tinha de 12 anos de idade, Havia o costume das festa. Os pais de Jesus o levaram para Jerusalém. Era um acontecimento anual, a festa da Páscoa, e eles subiram para Jerusalém e levaram Jesus consigo. E eles ficaram ali por poucos dias, e depois de estarem por lá, eles decidiram voltar para casa, para Nazaré. E eles partiram, e eu acho, como era a tradição daqueles dias, o pai provavelmente viajava na frente, e a mãe junto com as crianças, atrás. Veja você, eles não tinham as comodidades modernas que nós temos hoje. Eles não tinham automóveis, nem metrôs ou ônibus. Eles andavam a pé, viajavam sobre jumentos e camelos. Então eles viajavam muito devagar, mas era a tradição do pai guiar o caminho.

E eles deixaram Jerusalém, caminhando de volta para Nazaré, e eu imagino que eles caminharam um pouco, sem olhar para trás para ver se todo mundo estava lá. Mas então as Escrituras dizem, que eles seguiram jornada de um dia, e pararam,e eu imagino para checar, para ver se tudo estava em ordem. E eles descobriram que alguma coisa muitíssimo preciosa estava faltando. Eles descobriram que Jesus não estava com eles. Jesus não estava no meio. E assim eles fizeram uma pausa e procuraram e não o viram em volta. E eles foram e começaram a procurar no meio da parentela. E eles voltaram até Jerusalém e o encontraram ali no Templo, junto com os doutores da lei.

Agora, o mais importante para ser visto aqui é isto: que os pais de Jesus observaram que eles tinha partido, e que eles tinha perdido um valor muitíssimo precioso. Eles tiveram senso o bastante para saber que antes de seguir em frente para Nazaré, eles tinham que voltar a Jerusalém para reencontrar este valor. Eles sabiam disso. Eles sabiam que não poderiam ir para casa em Nazaré, sem que voltassem a Jerusalém.

Algumas vezes, você sabe que é necessário retroceder a fim de seguir em frente. Isso é uma analogia da vida. Eu me lembro que um dia eu estava dirigindo de Nova York para Boston, e eu parei em Bridgeport, Connecticut para visitar alguns amigos. E eu saí de Nova Yourk pela pista expressa que vocês conhecem por Merritt Parkway, em direção a Boston, numa ótima avenida. E eu parei em Bridgeport, e depois de ficar por ali por duas ou três horas eu decidi seguir para Boston, e eu queria pegar outra vez a Merrit Parkway. E eu saí pensando que eu estava indo em direção à Merrit Parkway. Eu parti, e rodei, e continuei rodando e eu procurei localizar uma placa mostrando duas milhas para uma pequena cidade que eu teria de cruzar – Eu não cruzei por aquela particular cidade. Então eu pensei que eu estava na estrada errada. Eu parei e perguntei a um cavalheiro sobre a estrada que eu deveria pegar para chegar na Merritt Parkway. E ele disse: “A Merrit Parkway está de 12 a 15 milhas para trás. Você tem que virar e voltar até a Merrit Parkway”; você está fora do seu caminho agora. Em outras palavras, antes de seguir em frente para Boston, eu tinha que voltar de 12 a 15 milhas, para pegar a Merriit Parkway. Não poderia o homem moderno ter pego a avenida errada? Se ele está para seguir para a cidade da salvação, ele tem que voltar e pegar a avenida certa.

E foi isto que os pais de Jesus observaram, que eles tinha que voltar e encontrar o valor mais precioso que eles tinha deixado para trás, a fim de prosseguir. Eles observaram isto. E assim que eles voltaram para Jerusalém eles encontraram Jesus, o reencontraram por assim dizer, a fim de seguir em frente para Nazaré.

Agora isto é o que nós temos que fazer em nosso mundo de hoje. Nós temos deixado muitos valores preciosos para trás; nós temos perdido muitos valores preciosos. E se nós quisermos seguir em frente, se nós quisermos fazer um mundo melhor para se viver, nós temos que voltar. Nós temos que voltar para reencontrar estes valores preciosos que nós deixamos para trás.

Eu quero tratar de um ou dois destes valores muito preciosos, que nós temos deixado para trás, que se nós vamos seguir em frente para tornar este mundo melhor, nós precisamos redescobrir.

O primeiro princípio de valor que nós necessitamos redescobrir é este: que toda realidade depende de fundamentos morais. Em outras palavras, que este é um universo moral, e que há leis morais suportando o universo tanto quanto leis físicas. Eu não estou certo se todos nós cremos nelas. Nós nunca duvidamos que há leis físicas no universo, que nós devemos obedecer. Nós nunca duvidamos disso. E por isso, nós não pulamos de um aeroplano ou saltamos de altos edifícios por diversão – não fazemos isto. Porque inconscientemente nós o sabemos intuitivamente, e assim não saltamos do mais alto prédio em Detroit por achar isto divertido – nós não fazemos isto. Porque nós conhecemos que existe a Lei da Gravitação Universal. Se nós desobedecermos a ela, sofreremos as conseqüências.

Mas eu não estou tão certo se nós sabemos que há leis morais que suportam o universo tanto quanto as leis físicas. Eu não estou tão certo disso. Eu não estou tão certo se nós realmente cremos que existe a lei do amor no universo, e que se desobedecê-la, você sofrerá as conseqüências. Eu não estou tão certo se nós realmente cremos nisso. Pelo menos duas coisas me convencem de que nós não acreditamos nela, que nós temos nos desgarrado do princípio que este é um universo moral.

A primeira coisa que nós adotamos neste mundo moderno é uma espécie de relativismo ético. Eu não estou tentando usar um palavrão aqui, estou tentando dizer algo muito concreto. E isto é o que temos aceitado a atitude de que o certo e o errado são meramente relativos para nossas convicções.Grande parte das pessoas não podem defender suas convicções, porque a maioria pode não estar fazendo isto. Veja, se a maioria não está fazendo isto, então nós devemos estar errados. E desde que tomo mundo esteja fazendo isto, isto deve ser o certo. Uma espécie de interpretação numérica do que é o certo.

Mas, eu estou aqui para dizer a vocês nesta manhã que algumas coisas estão certas e algumas, estão erradas. Eternamente assim, absolutamente assim. É errado odiar. isto sempre tem sido errado e sempre será errado. É errado na América, é errado na Alemanha, é errado na Rússia, é errado na China. Era errado em 2000 antes de cristo, e é errado em 1954 A.D. Está errado jogar fora nossas vidas em um viver sedicioso. Não importa se alguém em Detroit esteja fazendo isto, é errado. Está errado em qualquer época e está errado em cada nação. Algumas coisas são certas e algumas coisas são erradas, não importa se alguém está fazendo o contrário. Algumas coisas do universo são absolutas. O Deus do universo as tem feito assim. E contanto que adotemos esta atitude relativa em relação ao certo e ao errado , estamos nos revoltando contra as mesmas leis do próprio Deus.

Agora, isto não é a única coisa que me convence de que estamos desviados do caminho desta atitude, deste princípio. A outra coisa é que temos adotado uma espécie de teste pragmático para o certo e errado – aquilo que funcionar é o “certo”. Se funcionar, está jóia. Nada está errado, a não ser aquilo que não funciona. Se você não foi apanhado, é o certo. Esta é a atitude, não é? Tudo bem, em desobedecer os Dez Mandamentos, mas apenas não desobedeça o décimo primeiro: Não se deixe apanhar! Esta é a atitude. A atitude prevalecente em nossa cultura. Não importa o que você faça, apenas o faça com um pouquinho de classe. Sabe, o tipo de atitude da sobrevivência do mais esperto. Não a sobrevivência Darwiniana do mais apto, mas a sobrevivência do mais liso, o mais esperto – é aquele que está certo. É muito bom mentir, se mentir com dignidade. Tudo bem em furtar, em roubar e extorquir, mas o faça com um pouquinho de finesse. E até é muito bom odiar, mas vista seu ódio apenas com trajes de amor e faça transparecer que você esteja amando, quando você está odiando de fato. Apenas vire-se! É assim que é o certo segundo esta nova ética.

Meus amigos, esta atitude está destruindo a alma de nossa cultura. Está destruindo nossa nação. Aquilo que nós necessitamos nos dias de hoje é um grupo de homens e mulheres que queiram defender o certo e resistir ao errado, onde quer que for. Um grupo de pessoas que precisam vir para ver que algumas coisas estão erradas, mesmo se eles nunca são pegos. E algumas coisas são certas, mesmo que ninguém veja você fazendo ou não.

Tudo que eu estou tentando dizer a vocês é: Que o nosso mundo depende de uma fundação moral. Deus o fez assim. Deus fez o universo para ser baseado em uma lei moral. Se o homem desobedecê-la, está se revoltando contra Deus. Isto é tudo o que precisamos no mundo de hoje: pessoas que sustenham o certo e a bondade. Não é o bastante conhecer as firulas da zoologia e da biologia, mas nós temos que saber as intricações da Lei. Não é o bastante saber que dois e dois são quatro, mas temos que saber de qualquer maneira aquilo que é certo, para ser honestos com nossos irmãos. Não é o bastante conhecer nossas disciplinas matemáticas e filosóficas, mas nós temos que conhecer as simples disciplinas de ser honesto e amoroso para com toda a humanidade. Se nós não aprendermos isto, nós nos destruiremos a nós mesmos, pelo abuso de nosso próprio poder.

Este universo depende de fundações morais. Há alguma coisa neste universo que justifica o que Carlyle diz: “Nenhuma mentira pode viver para sempre.” Há alguma coisa neste universo que justifica o que disse William Cullen Bryant: A verdade, quando esmagada na terra, se levantará novamente”. Alguma coisa neste universo justifica os versos de James Russell Lowell:

"A verdade sempre no cadafalso

O erro eternamente no trono

Ainda que o cadafalso mude de opinião no futuro

Por trás do obscuro ignorado, de pé está Deus

Dentro das sombras observando tudo"

Há algo neste universo que justifica o escritor bíblico ao dizer: Você ceifará aquilo que plantar” Esta é uma lei de sustentação universal. Este é um universo moral. Ele depende de fundações morais. Se nós queremos fazer disso um mundo melhor, temos que voltar e redescobrir os valores preciosos que deixamos para trás.

E depois, há uma segunda coisa, um segundo princípio que nós temos que voltar e redescobrir. E isto é aquilo que controla toda realidade espiritual. Em outras palavras, nós temos que voltar e redescobrir o princípio que há um Deus por trás do processo. Bem, vocês vão dizer: Por que você tem tocado neste ponto em seu sermão em uma Igreja? Pelo mero fato de nós estarmos na Igreja, nós cremos em Deus, e não precisamos voltar para redescobrir aquilo. Pelo mero fato de estarmos aqui, e o mero fato de que nós cantamos e oramos, e vamos para a igreja – nós cremos em Deus. Bem, há alguma verdade nisso. Mas nós devemos lembrar que é possível afirmar a existência de Deus com nossos lábios, e negar sua existência com nossas vidas!

O mais perigoso tipo de ateísmo não é o ateísmo teórico, mas o ateísmo prático. Este é o mais perigoso tipo. E o mundo, e mesmo a igreja, está repleta de pessoas que prestam culto com os lábios em lugar de um culto com a vida.E sempre há um perigo em que nós deixamos transparecer externamente que nós cremos em Deus, quando internamente não. Nós dizemos com nossas bocas que nós cremos nele, mas vivemos nossas vidas como se Ele nunca tivesse existido. Isto é o perigo sempre presente confrontando a religião. Isto é um tipo perigoso de ateísmo.

E eu penso, meus amigos, que isto é uma coisa que tem acontecido na América. Que nós temos inconscientemente deixado Deus para trás. Agora, nós não temos feito isso conscientemente; mas inconscientemente. Veja você, o texto, você se lembra do texto que dizia que os pais de Jesus seguiram uma jornada de um dia inteiro sem saber que ele não estava com eles? Eles não o deixaram para trás conscientemente. Foi sem querer; seguiram um dia inteiro e nem mesmo sabiam disso. Não foi um processo consciente. Veja você, nós não crescemos para dizer: “Agora Deus, adeus! Nós vamos deixar o Senhor agora.” O materialismo na América tem sido algo inconsciente. Desde a ascensão da Revolução Indústria na Inglaterra, e com as invenções de todos os nossos aparelhos e bugingangas, de todas as coisas do conforto moderno, nós inconscientemente deixamos Deus para trás. Nós não pretendíamos isto.

Nós apenas ficamos envolvidos em conseguir nossas contas bancárias graúdas que nós inconscientemente nos esquecemos de Deus. Nós não pretendíamos fazer isto. Nós ficamos tão envolvidos em conquistar nossos carros de luxo, e eles são mesmo ótimos, mas nós ficamos tão envolvidos nisso, que isto se tornou muito mais conveniente dirigir até à praia no domingo à tarde do que vir para a Igreja de manhã. Isto foi inconscientemente, não pretendíamos fazer isto.

Nós ficamos tão envolvidos e fascinados pelas tramas da televisão que nós achamos um pouco mais conveniente ficar em casa do que vir para a Igreja. Foi uma coisa inconsciente. Nós não pretendíamos fazer isto. Nós não apenas nos levantamos para dizer “ Agora Deus, nós vamos embora”. Nós temos seguido uma jornada de um dia inteiro, e então nós vimos que nós inconscientemente conduzimos Deus para fora do universo. Um dia inteiro de jornada – não queríamos fazer isto. Nós apenas ficamos tão envolvidos nas coisas que nós nos esquecemos de Deus.

E este é o perigo que nos confronta, meus amigos, que em uma nação como a nossa, onde damos ênfase na produção em massa, e isto é de importância considerável, onde temos tantas conveniências e luxo e tudo o mais, há o perigo de que nós inconscientemente, nos esqueçamos de Deus. Eu não estou afirmando que aquelas coisas não sejam importantes; nós precisamos delas, nós precisamos de carros, nós precisamos de dinheiro; de tudo o que é importante para viver. Mas sempre quando elas se tornam em substitutos de Deus, elas são prejudiciais.

Eu devo dizer para vocês esta manhã, que nenhuma dessas coisas podem jamais ser substitutos reais para Deus. Automóveis e metrôs, TVs e rádios, dólares e centavos, nunca podem ser substitutos de Deus. Porque muito antes da existência delas, nós necessitamos de Deus. E por muito tempo depois que elas tiverem passado, nós ainda necessitaremos de Deus.


E para concluir, eu digo para vocês nesta manhã que eu não colocar minha o fundamento de minha fé nestas coisas. Eu não vou colocar minha a base de minha fé em bugigangas e invenções. Com um jovem com grande parte de minha vida ainda pela frente, eu decidi bem cedo dar minha vida por algo absoluto e eterno. Não para estes pequenos deuses que estão por aí hoje, e amanhã se vão, mas para Deus que é o mesmo ontem, hoje e para sempre.

Não nos pequenos deuses que podem estar conosco em poucos momentos de prosperidade, mas no Deus que caminha conosco através do vale da sombra da morte, e nos motiva a não temer mal algum. Este é o Deus.

Não em um deus que pode nos dar alguns carros Cadillacs e Buicks conversíveis, embora eles sejam lindos, que estão na moda hoje e ficarão fora de moda depois de três anos, mas em um Deus que criou as estrelas para ornar os céus como faróis tremeluzentes de eternidade.

Não em um deus que pode construir alguns edifícios arranha-céus, mas em um Deus que criou as gigantescas montanhas, beijando o céu, como se banhassem seus picos no imponente azul.

Não em um deus que pode nos dar alguns rádios e aparelhos de TV, mas em um Deus que criou a grande luz cósmica que se levanta cedo de manhã no horizonte leste, que pinta seu technicolor através do azul, algo que o homem nunca pode fazer.

Eu não vou por os fundamentos da minha fé em pequenos deuses que podem ser destruídos em uma era atômica, mas em um Deus que tem sido nosso socorro desde as eras passadas, e nossa esperança para os anos que virão, e nosso abrigo no tempo da tempestade, e nosso eterno lar. Este é o Deus em quem eu estou colocando o fundamento da minha fé. Este é o Deus que eu rogo a vocês para adorarem nesta manhã.

Saiam e estejam certos de que este Deus vai durar para sempre. Tempestades podem vir e ir. Nossos grandes edifícios arranha-céus podem vir e ir. Nossos belos automóveis virão e passarão, mas Deus estará aqui. As plantas podem desaparecer, as flores podem murchar, mas a palavra de nosso Deus permanecerá para sempre e nada pode impedi-la. Nenhum P-38 desde mundo pode alcançar Deus. Todas as nossas bombas atômicas jamais podem alcançá-lo. O Deus de quem eu estou falando para vocês nesta manhã é o Deus do universo, é o Deus que permanece através de todas as eras. Se nós temos que seguir em frente nesta manhã, nós temos que voltar para encontrar este Deus. Este é o Deus que exige e ordena a nossa máxima submissão

Se nós vamos seguir em frente, devemos voltar lá atrás e redescobrir estes valores preciosos: que toda realidade depende de fundamentos morais e que toda realidade tem um controle espiritual. Deus abençoe vocês!

Proibida a cópia da tradução sem o consentimento do tradutor.

Source: http://www.stanford.edu/group/King/publications/sermons/contents.htm

Leia também o sermão O Manual da Igreja Construtiva

cruzue@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br