terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Por Falar em Desabamento. Os 7 Parapeitos do Obreiro







Segunda-feira, Janeiro 19, 2009


...da Igreja Renascer, como vai a situação das várias igrejas que temos pelo Brasil afora?Templos sem manutenção há anos, tetos e paredes carentes de averiguações periódicas, construções sem planta e sem responsável técnico, sem acessibilidade, sem saídas de emergência, sem extintor de incêndio (A sua igreja tem?), sem cuidado com as instalações elétricas. Equipes sem treinamento em evacuações de emergência. Alvarás precários (quando há), concedidos sem inspeção adequada. Reformas necessárias adiadas indefinidamente. É o oposto ás avessas da Teologia da Prosperidade.Já ouvi de desabamento de tetos em igrejas por aqui. Felizmente, ninguém estava presente. É aquele: Ufa! Ainda bem que não tinha ninguém. Quando na verdade o que precisava era manutenção preventiva. Na igreja que congregava, antes da atual, já aconteceu de um ventilador, daqueles de teto, cair sobre uma irmã. Felizmente nada grave, apenas um machucado, sarado em dias, mas em outro lugar ensejaria uma reparação financeira. Não seria melhor prevenir? Já ouvi de outros lugares onde ventiladores caíram sobre pessoas. Pedaços de forro de gesso, também. Sendo que o risco neste caso é muito maior, pois tais pedaços podem cortar como faca.Precisamos saber que todo material de uma construção tem um limite, chamado fadiga. Sob determinadas condições tal limite se apressa. Infiltrações, exposição às intempéries, uso contínuo, comprometimento do projeto original ou alterações mal calculadas nele, são fatores que diminuem o limite dos materiais, a ponto de acontecer o que foi noticiado pela imprensa sobre a Renascer. Podia ser qualquer uma de nossas igrejas, infelizmente.Um engenheiro amigo me falou de outro fator preocupante nas igrejas: o som e sua propagação. Você percebe isto ao colocar um caixa de som sobre uma superfície e ver como ele vibra. Simplesmente não levamos isto em conta. Com o passar dos anos o problema se agrava. Muitas vezes a preocupação maior é com a economia. Fios e rede elétrica subdimensionados, por vezes, reaproveitados. Corredores estreitos para saída de muitas pessoas ao mesmo tempo. Calçadas, vãos e escadarias fora do padrão e inúmeros outros problemas.A reportagem do UOL dá conta que muitas reclamações foram feitas. Um vizinho sentia sua cristaleira tremer quando o som ecoava no prédio da igreja, reclamou mas não foi ouvido. Agora é chorar os mortos...O cuidado com os templos materiais reflete nosso cuidado como o templo espiritual. Não se trata de regalia, mas de oferecermos a segurança mínima para nossos membros cultuarem, sem estar preocupados com uma telha pendente, uma placa de gesso ou coisa semelhante.
Postado por Daladier Lima às 8:34 AM


Ministrei por duas na Escola Bíblica no Belem em São Paulo sobre '' OS 7 (SETE) PARAPEITOS DO OBREIRO '' na 53a ESCOLA BÍBLCA DO BELÉM em Setembro de 1999

OS SETE PARAPEITOS DO OBREIRO

“Quando edificares uma casa nova, farás no terraço um parapeito, para que não
tragas sangue sobre a tua casa, se alguém dali cair.”
(Deuteronômio 22.8)

“ Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?
Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele,
dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.” (Lucas 14.28-30)

Introdução:

Segundo o dicionário, “parapeito” é “a proteção que se eleva, aproximadamente, até a altura do peito, na beirada dos terraços, galerias, etc. Cobertura de madeira colocada na parte inferior de uma janela”

Os parapeitos representam os requisitos básicos e indispensáveis na vida do Obreiro.
Planeje. Projete.
Pense bem na edificação de uma Casa. Uma construção garantida evita transtornos e desmoronamentos.
Os cuidados e regulamentos dos parapeitos são básicos para a vida ministerial e civil.
O artigo 572 do Código Civil diz: “O proprietário pode levantar em seu terreno as construções que lhe aprouver, salvo direito dos vizinhos e os regulamentos administrativos.” O ministro ou obreiro no exercício do seu trabalho deve observar o seguinte:


1º – Ao iniciar uma construção ou qualquer que seja a atividade é necessário:
a) Planejamento
b) Previdência
c) Conhecimento e descrições do que irá fazer
d) Projeto (maquete, croquis, planta, edificação e cálculo estrutural)
e) Prospecção (sondagem do solo para verificação do terreno onde estará edificando).
OBS.: A Prefeitura fornece uma certidão de uso e solo e a área para utilização.
f) O custo operacional
g) As Normas Técnicas que devem ser seguidas
h) O Memorial Descritivo que passa pelo Corpo de Bombeiros


2º – Documentação necessária.

Não basta ser dono, possuidor com Escritura Pública ou Contrato de Compra ou Promessa de Venda, é preciso que todos estes documentos estejam devidamente regularizados e registrados nos órgãos competentes (Cartórios de Registros de Imóveis, Títulos e Documentos, etc.) e que profissionais qualificados (Engenheiro Civil, Empreiteiros, etc.) sejam contratados.

Todas estas precauções são indispensáveis para evitarem transtornos, tais como: obras irregulares, problemas com a fiscalização dos órgãos municipais, embargos e demolições, etc.Há obreiros que nos seus Campos nunca declararam Imposto de Renda, mesmo sendo a Igreja isenta, bem como acompanha a documentação fiscal dela. Quantas obras inacabadas, trazendo prejuízos e sintomas de desorganização. Outras, tornam-se arranjos improvisados, de acordo com o pastor que está no momento presidindo ou dirigindo aquela.O obreiro deve estar sempre bem informado e atualizado. Como um veículo necessita de constantes revisões e manutenções preventivas e corretivas. Como estão nossas ações e atitudes?


Não estaríamos derribando tijolos, massas, e outros materiais provocando acidentes, por falta de parapeitos?


Lembre-se que o texto em pauta diz sobre a “culpa de sangue”, e Paulo, quando se despediu da Igreja de Éfeso, falou aos presbíteros “Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos”. Quantos sintomas, traumas indeléveis e inesquecíveis temos suscitado em nossas ovelhas? Não seria tudo isso por falta de construção de parapeitos? Vamos estudar, baseados nestes textos bíblicos, quais são os 7 parapeitos indispensáveis na vida do obreiro.


I. O PARAPEITO DA PRUDÊNCIA. (= CAUTELA, CUIDADO).

1.1 - No falar : Mt 12.36,37; Pv 25.11.
1.2 - No proceder. Gn 38.1-25; 2 Sm 12.1-12;
1 Sm 18.14-16: “ E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos; e o Senhor era com ele. Vendo, então, Saul que ele era tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele. Mas todo o Israel e Judá amavam a Davi, porquanto saía e entrava diante deles.”
1 Cr 22.11,12: “ Agora, meu filho, o Senhor seja contigo; prospera, e edifica a casa de Senhor teu Deus, como ele falou a respeito de ti. Tão somente te dê o Senhor prudência e entendimento para governares sobre Israel, e para guardares a lei do Senhor teu Deus.”
1.3 – No andar: 2 Cr 32.2-7; Pv 8.12; 20.18; Is 52.13

II. O PARAPEITO DA MANSIDÃO.
2.1 Brandura
2.2 Ternura
2.3 Nm 12.13; Mt 11.29

O homem nascido de mulher é comparado a cria dum jumento montês: Jó 11.12. Assim é o obreiro não regenerado (Sl 73.22; Jr 10.21). Jesus ao entrar em Jerusalém, entrou montado num jumento que nunca ninguém havia montado. Hoje Jesus quer entrar em todo lugar através da vida do obreiro manso e humilde de coração.

III. O PARAPEITO DA HUMILDADE.
3.1 O cuidado com o sucesso e a fama: 2 Re 26.14 - 19.
3.2 Jesus - o exemplo de humildade: Fp 2.3
3.3 O humilde recebe graça – I Pe 5.5
3.4 O humilde é exaltado – Sl 147.6

IV. O PARAPEITO DA SINCERIDADE.
4.1 O obreiro não precisa ser bravo ou cara-feia para demonstrar sinceridade, e nem bajulador ou “rasgador-de- seda”. Jó 31.6
4.2 A sinceridade produz paz – S; 37.37
4.3 Os sinceros herdarão o bem – Pv 28.10

V. O PARAPEITO DA PACIÊNCIA.
5.1 Quem vai edificar uma casa, não precisa ter pressa. Sl 40.1; Rm 2.12 ; Hb 10.35; Ap 2.2.
5.2 O próprio Jesus disse “Ainda não é chegada a minha hora“ Jo 2.4
5.3 “Há tempo para todas as coisas” Ec 3.1-8
5.4 Deus tem tempo e modo Ec 3.17 ; 8.7.

VI. O PARAPEITO DA AUTORIDADE.
Mt 7.39; Ef 4.1; At 27.21,22 ; 2 Co 13.10.
6.1 Sobre as coisas criadas, ex. Adão dominando os animais, aves, répteis; Josué detendo sol e lua, etc.
6.2 Sobre o corpo, Cl 3.5
6.3 Sobre os demônios, Lc 9.1
6.4 Para pregar, At 10.42
6.5 Para curar, Mt 10.1
6.6 Para ressuscitar os mortos, Mt 10.8

VII. O PARAPEITO DO AMOR.
1 Co 13
7.1 Amor a Deus e a Sua Palavra Mc 12.32,33
7.2 Amor ao próximo, Mc 12.32
7.3 Amor à esposa Ef 5.25
7.4 Amor aos filhos 1 Tm 5.8
7.5 Amor à Igreja 2 Co 12.15
7.6 Amor aos perdidos Pv 24.11; Jd 22,23
7.7 Amor aos feridos Lc 10.33
7.8 Amor à vinda de Jesus.2 Tm 4.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br