domingo, 25 de janeiro de 2009

Parabens São Paulo pelo seu Aniversario 455 anos




São Paulo a Grande Aniversariante não para de crescer em todos segmentos e areas da Sampa, a Terra da Garoa.

São Paulo (cidade) Aniversariante (455 Anos - 2009)










































Em Ritmo forte
São Paulo ganha um novo templo religioso a cada dois dias
Publicada em 25/01/2009 às 10h54m Tahiane Stochero, Diário de S. Paulo
Comentários

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo ganhou, em média, um novo templo religioso a cada dois dias nos últimos quatro anos. Números da Prefeitura apontam que há atualmente na capital 3.584 imóveis registrados como templos e igrejas. Há quatro anos, havia 2.675 imóveis funcionando com essa função, o que significa que a cada 12 meses foram abertas 227 igrejas. Na ponta do lápis, há um local de oração para cada 3.000 moradores da cidade.
A diversidade da capital também se reflete na religião. Entre as igrejas, há locais que abrigam punks, gays, judeus, católicos, evangélicos e mórmons. Em muitos casos, são imóveis adaptados para receber os fiéis. A igreja Renascer, cujo teto desabou no Cambuci, matando nove pessoas e ferindo mais de cem, era um cinema e também já foi uma concessionária de automóveis. O local está sendo demolido . Na zona leste, uma lanchonete do Mc Donald's foi adaptada para se tornar um templo da Universal.
A Avenida Celso Garcia, na zona leste, transformou-se numa espécie de 'avenida da fé'. Pelo menos oito templos com credos diferentes foram abertos quase vizinhos uns aos outros. Os templos estão a menos de 400 metros uns dos outros.
" A diversidade da capital também se reflete na religião. Entre as igrejas, há locais que abrigam punks, gays, judeus, católicos, evangélicos e mórmons "
Sentados em frente ao chafariz ou orando em grupos, milhares de fiéis se reúnem diariamente ao imponente templo da igreja Universal do Reino de Deus na avenida, que possui até heliponto. Entre a multidão, a merendeira Ginália Araújo da Cruz, de 40 anos, aguardava no fim da tarde de sexta-feira pelo culto da noite, que frequenta com a família.
- Vivemos em um país laico e, na nossa família, todo mundo exerce sua escolha religiosa com liberdade. Nós nos apoiamos, sem problemas - disse Ginália, justificando a presença dos pais, católicos, e da irmã, pentecostal.
Apesar do crescimento acelerado das crenças evangélicas pentecostais entre os brasileiros na última década, 68% dos paulistanos ainda se dizem católicos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000. São Paulo é a 12ª capital com a maior representação deste grupo.
Outros 12% dos moradores da cidade são evangélicos e 9% não têm crença, diz o censo. Os números mostram uma diminuição da influência do catolicismo: em 1991, eram 80% dos paulistanos, frente a apenas 6% de evangélicos.
Três ramos evangélicos predominam na cidade, segundo o especialista Cesar Romero Jacob, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ): Assembleia de Deus, Congregação Cristã do Brasil e Igreja Universal do Reino de Deus.
Os evangélicos de missão, no entanto, representam menos de 3% da capital e cresceram menos de 1% entre 1991 e 2000. Dentre os grupos que integram esta divisão religiosa, os batistas predominam, com 1,5%, sendo seguidos pelos adventistas, com 0,7%.
Há na capital cerca de 40.000 judeus, que correspondem a mais ou menos 0,25% da população. O número de espíritas é maior: chega a 370.000 (2,4% dos habitantes da cidade).
Segundo Jacob, o espiritismo é praticado na maior parte de São Paulo, mas não é expressivo em favelas, onde a presença de grupos pentecostais é mais significativa. São Paulo é ainda a única capital brasileira com presença expressiva de budistas: são quase 90.000, muitos com ascendência oriental.
Evangélicos dominam a periferia
Para o cientista político Cesar Romero Jacob, há na periferia da capital um "cinturão pentecostal" que inclui pessoas com baixa instrução e níveis de renda inferiores aos de moradores do centro, conforme mostram os números do censo do IBGE de 2000.
- Do centro à zona oeste da cidade, como nos bairros de Jardins, Pinheiros, Mooca e Ipiranga, há um predomínio de 82% de católicos, frente a 5% de evangélicos. Se você segue para as regiões de Guaianazes e Cidade Tiradentes, na zona leste, são mais de 30% de evangélicos contra 40% de católicos - afirma Jacob, autor do livro "Atlas da Filiação Religiosa Brasileira".
Segundo ele, municípios da Grande São Paulo que fazem divisa com as zonas leste e oeste da capital, como Poá e Ferraz de Vasconcelos, têm acelerado crescimento da população evangélica, enquanto que, ao sudoeste, a religião católica mantém o fervor nas cidades do ABC, com até 80% dos fiéis.
O professor afirma que os bairros mais ricos da capital, situados a oeste e sudoeste do centro, mantêm-se pouco afetados pela onda pentecostal. Lá, percentuais inferiores a 5% da população seguem a religião, cuja influência cresceu quase 10% entre os paulistanos, na década de 90. No extremo da zona sul, no Capão Redondo, os números mostram que até 30% da população é de evangélicos.
Os judeus também concentram-se em regiões nobres, sobretudo as localizadas no oeste e sudoeste, como Higienópolis. Já os espíritas se espalham por uma série de bairros que vão do sudoeste ao nordeste da capital, onde a religião representa de 6% a 10% dos moradores. Além de nessas áreas, os espíritas estão também em alguns bairros dos municípios de Santo André e São Bernardo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
23º 32' S 46º 38' W
Nota: Se procura outras acepções, consulte São Paulo (desambiguação).
Município de São Paulo

"Terra da garoa""Sampa"

Fundação
25 de janeiro de 1554 (455 anos)
Gentílico
paulistano
Lema
Non dvcor dvco"Não sou conduzido, conduzo"
Prefeito(a)
Gilberto Kassab (DEM)
Localização

23° 32' 52" S 46° 38' 09" O23° 32' 52" S 46° 38' 09" O
Unidade federativa
São Paulo
Mesorregião
Metropolitana de São Paulo IBGE/2008 [1]
Microrregião
São Paulo IBGE/2008 [1]
Região metropolitana
São Paulo
Municípios limítrofes
Oeste: Cajamar, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra;Norte: Caieiras, Guarulhos e Mairiporã;Leste: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá;Sudeste: Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul;Sul: Itanhaém e São Vicente.
Características geográficas
Área
1.522,986 km²
População
10.990.249 hab. (SP: 1º) - est. IBGE/2008 [2]
Densidade
7.216,3 hab./km²
Altitude
792 metros
Clima
subtropical Cwa
Fuso horário
UTC-3
Indicadores
IDH
0,841 (SP: 18°) - elevado PNUD/2000 [3]
PIB
R$ 282.852.338 mil (BR: 1º) - IBGE/2006 [4]
PIB per capita
R$ 25.675,00 IBGE/2005 [4]
São Paulo é um município brasileiro, capital do estado homônimo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina,[5] sendo a maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério Sul.[6] Uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, São Paulo é considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta,[5] recebendo o status de cidade global beta, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).[7] A cidade é mundialmente conhecida, e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil e o São Paulo Fashion Week.
Décima nona cidade mais rica do mundo,[8] o município representa, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro[9] e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil,[10] além de ser responsável por 28% de toda a produção científica nacional – segundo dados de 2005.[11]
Sua região metropolitana possui 19.223.897 habitantes,[12] o que a torna a sexta maior aglomeração urbana do mundo.[13] O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo".[14][15]
Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Estendido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.[16]

São Paulo: GigapolisLook up metropolis in the dictionary and you'll probably find a picture of São Paulo. It's one of the world's largest cities, and the population of greater São Paulo is expected to reach 25 million by 2025. São Paulo is the financial capital of South America, and the paulistas (natives of São Paulo) are best known in the rest of the country for being serious workers. São Paulo has arguably the best restaurants (thanks to its ethnic diversity) and nightlife in Brazil.


Um comentário:

  1. SITE DA ASSEMBLEIA DE DEUS

    www.assembleiabelem.br22.com

    NOSSO SITE, PAPEIS DE PAREDE, CURSO DE TECLADO, RADIO, MUSICAS, VIDEOS DE MENSAGENS, E-MAIL GRATIS, APRENDA A FAZER CURRICULO E MUITO MAIS TUDO GRATIS, INCLUSIVE LIVROS.., ACEITO PARCERIA DE TROCA-LINKS

    ResponderExcluir

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br