quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cosmovisão Cristã e Transformação Integral

Cosmovisão Cristã e Transformação Integral

Extraido do Blog http://rodomar.blogspot.com/2008/07/cosmoviso-crist-e-transformao-integral.html
 
Hoje (07/07/2008) de manhã o Maurício Cunha tratou do tema Cosmovisão Bíblica e Transformação Social. O assunto gerou certa polêmica. Houve bastante questionamentos, exemplos e argumentos... O assunto é sem dúvida instigante e desafiador.
O ser humano está sempre interpretando a vida. Estamos sempre procurando uma resposta.
O cristianismo é verdade por que eu creio ou eu creio por que é verdade? Mesmo que ninguém no mundo creia, o cristianismo continuará sendo a verdade.
As questões mais fundamentais da vida são questões de fé. Elas vêm do nosso sistema de crenças. A cosmovisão de cada um responde a 3 perguntas relacionadas ao ser humano: ao ser (o que é a realidade? O que é o homem? A história caminha para algum lugar? O trabalho é importante? Como eu posso conceber a natureza e o tempo? Quais são os determinantes da saúde e da doença?); questões morais (o que é certo? O que é errado? De onde vem o mal?); epistemológicas/relacionados ao conhecimento (o que eu posso saber e conhecer? Como eu posso conhecer?).
O cristianismo se fundamenta numa verdade absoluta. O mundo fundamenta a vida numa fé baseada numa maneira própria de explicar a vida.
A fé cristã não é um salto no escuro. A fé cristã se fundamenta em evidências. A fé cristã ‘bate’ com a realidade.
A Bíblia é uma cosmovisão. É uma maneira de ver e entender o mundo. Ela explica a vida. Ela fornece fundamentos essenciais para um processo de estabelecer os alicerces de uma nação.
O trabalho de desenvolvimento comunitário é mais do que dar sopa. Transformação começa com mudança de paradigmas.
A cosmovisão não opera somente no plano cognitivo, mas também nas experiências do indivíduo. Por isso, não basta uma simples palestra para mudar uma cosmovisão. È necessário lançar mão de outras tecnologias sociais. Não se pode reduzir a experiência humana somente ao cognitivo/cérebro.
È fundamental se fazer o diagnóstico correto antes de iniciar qualquer projeto de desenvolvimento comunitário.
‘Quem é o próximo do receptor da misericórdia?’ Eu serei próximo de quem? (A Parábola do Bom Samaritano – Jesus inverte a lógica da pergunta).
Para iniciar um projeto de desenvolvimento comunitário eu preciso conhecer 3 cosmovisões: a minha, a do outro e a Bíblica.

“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”
(Mateus 6. 22, 23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br