quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cosmovisão


Cosmovisão


Hoje continuamos no assunto das cosmovisões. Existem inúmeras cosmovisões (maneiras de ver e compreender o mundo). Mas, por questões didáticas, o palestrante enfocou as 3 grandes cosmovisões predominantes no mundo: Secularismo, Animismo, Teísmo Judaico-cristão. Diante disso, é preciso compreender melhor o que se entende também sobre batalha espiritual. A verdadeira batalha espiritual é aquela que acontece pelas mentes e corações dos povos. É uma batalha de cosmovisões.
Na visão teísta judaico-cristão Deus é o criador. Nos últimos séculos ‘criação’ foi substituído por ‘natureza’. Para o cristianismo Deus é transcendente e imanente. Ele é separado, superior à criação, mas, também se encarna, se manifesta na história.
No deísmo crê-se que Deus até criou todas as coisas, mas deixou a criação a mercê da própria sorte. O que vale mesmo são as leis naturais. O deísmo favorece assim, o surgimento do humanismo secular onde Deus já não é reconhecido sequer como criador. Só existe a matéria. Não existe na cosmovisão secularista o sobrenatural. Resultado: mundo de consumo, hedonismo, o homem como referência.
O Manifesto Humanista é a bíblia do Humanismo secular: ‘nenhuma divindade nos salvará, devemos salvar a nós mesmos’. O homem passa a ser a medida de todas as coisas. Logo, é uma fé religiosa idólatra. O homem é o centro. No Teísmo Deus é o centro.
No humanismo secular é o homem que define o que é ético. O que vale é o que me faz bem. Não existe um princípio transcendente.
Na área da biologia, o humanismo secular compreende que o homem e a natureza não foram planejados .
Na psicologia o que vale é a auto-realização. O homem não é mau em si mesmo, não há pecado. As estruturas é que são más. A sociedade é que corrompe. Da idéia de que é preciso mudar a estruturas da sociedade nasce o comunismo. Mas, será que o homem é capaz de trabalhar pelo bem da sociedade?
O teismo vai dizer que não é a sociedade que precisa ser mudado, mas o homem. O pecado é inerente ao ser humano. Já o humanismo secular tem colocado o homem no lugar onde ele não deveria estar e, com isso, acaba denegrindo o homem.
O cristianismo acredita que a culpa humana é real e não somente psicológica. Não é algo como que eu me sinto assim, eu preciso é ser curado. Não precisamos de Cristo por que eu me sinto mal, eu realmente sou mal e preciso do seu perdão.
Globalismo. Na política o humanismo vai trabalhar na perspectiva de governos globais. Paraíso na terra construído pelos próprios seres humanos. Amoralidade é uma das marcas. Põe-se contra a autoridade da religião. Propõe assim o liberalismo, principalmente na área sexual. Evolucionismo e autonomia humana são outras marcas do humanismo. Não há julgamentos após a morte.
O humanismo secular domina o ocidente: mídia, universidade, governo...
I Cr 12. 32. Filhos de Issacar: conhecedores da sua época.
Quem são os ‘filhos de Issacar’ em nosso tempo?
O outro extremo do humanismo secularista é o animismo.
Tudo é espiritual. No animismo a vida são forças espirituais que engendram as realidades. Tudo tem uma causa sobrenatural. O cristianismo sofre dessa influencia quando diz que tudo é culpa do diabo.
No secularismo o problema da pobreza é material. O animismo ‘resolve’ o problema expulsando o espírito de miséria.
No Animismo a realidade fundamental é espiritual. No Secularismo a realidade fundamental é material. No Teísmo Bíblico a realidade fundamental é pessoal.
O desafio é o equilíbrio. Integralidade. Qual área da minha vida está precisando de restauração? A vida é um todo. O homem e a natureza precisam ser colocados no seu devido lugar. Quem está no centro é Deus na compreensão teísta.
Onde tem ser humano já existe um potencial de transformação. As comunidades locais possuem todos os recursos necessários para a transformação.
Onde você encontra sentido? Como você explica a vida? A resposta que você dá a essas perguntas revela a cosmovião que molda o seu mundo. O cristianismo sempre abre espaço para a transformação.
O cristão pode olhar a realidade e dizer: ‘Deus não quer assim, então pode ser transformado’.
Para que haja transformação é preciso transformar a mente e o coração. Começa pelo ser humano. O perigo é simplesmente concluir que a realidade de pobreza está dentro da pessoa e, por isso, a responsabilidade é deles. Não basta que o pobre adquira a cosmovisão cristã. Existem problemas estruturais, carência de recursos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br