terça-feira, 21 de maio de 2013

Tornados - Fenomenos da Primavera nos EUA


Sobe para 91 o número de mortos em passagem de tornado por Oklahoma
7

Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Tornados causam destruição em Estados norte-americanos34 fotos

1 / 34
19.mai.2013 - Tornado quase toca o chão próximo à South Haven, no Kansas, neste domingo. A imagem foi divulgada nesta segunda-feira (20). Uma pessoa morreu em consequência da forte tempestade que provocou uma série de tornados nos Estados do Kansas, Oklahoma e Iowa, no meio oeste dos Estados Unidos Gene Blevins/Reuters
Aumentou para 91 o número de pessoas mortas após a passagem de um tornado com ventos de até 320 km/h na região de Oklahoma City (EUA), informou na madrugada desta terça-feira (21) o escritório legista do Estado de Oklahoma.
Entre os mortos, 20 são crianças, confirmou mais cedo o porta-voz do escritório, Amy Elliott.
Pelo menos sete das crianças mortas eram alunas da escola primária Plaza Towers, uma das unidades de ensino mais destruídas pelo tornado. De acordo com Elliott, a maioria das crianças mortas tinha menos de 12 anos. 
Pais angustiados, mantidos afastados pelas equipes de emergência, estavam reunidos perto dos escombros da escola. O tornado letal também afetou a escola primária Briarwood.
Além das vítimas, fontes hospitalares e autoridades locais confirmaram 145 feridos, dos quais 70 são crianças. 
Entre os edifícios afetados pelo tornado há também um cinema e um hospital. O centro médico de Moore foi evacuado, e todos os pacientes levados para outros hospitais. Abrigos de emergência foram criados em Oklahoma City, em especial nas igrejas.
"Sabemos que há um grande número de feridos e que perdemos muitas infraestruturas nesta comunidade e em todo o Estado", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, sobre o tornado, que afetou principalmente a cidade de Moore, de 55 mil habitantes.
Sobrevoando a área de helicóptero, a TV KFOR capturou cenas de destruição na cidade, com carros empilhados, casas destelhadas e pessoas caminhando entre os escombros.
"Há muitas medidas de segurança, tubulações de gás, cabos de energia elétrica que devemos revisar, mas não podemos fazer muito no momento", explicou o chefe de polícia Jerry Sillings, em uma referência às dificuldades das equipes de emergência de trabalhar no escuro.

O tornado

Com mais de três quilômetros de diâmetro, o tornado afetou principalmente o subúrbio sul de Oklahoma City, destruindo centenas de casas e edifícios em sua passagem. Durante 40 minutos, ele percorreu aproximadamente 32 quilômetros entre os distritos de Newcastle e Moore.
O presidente americano, Barack Obama, declarou estado de desastre na região, o que abre caminho para a ajuda federal às áreas devastadas nos condados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie, informou a Casa Branca em um comunicado.
O prefeito de Oklahoma City, Mick Cornett, disse que o Estado e a Guarda Nacional participarão no resgate.
O Centro de Prognóstico de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) assinalou que o tornado atingiu a categoria EF4, a segunda mais alta, com ventos entre 260 e 320 km/h.
O fenômeno natural foi registrado no auge da temporada de furacões, e há previsão de mais tempestades.
A última vez que um fenômeno dessa proporção atingiu Moore foi no ano de 1999, quando destruiu parte da cidade e causou a morte de 41 pessoas. (Com AP, AFP, Reuters e Efe)  

A velocidade dos ventos associados aos tornados são de no mínimo 177km/h e eles possuem um diâmetro de aproximadamente 100m. Ou seja, tornados são muito menores do que furacões, já que o  diâmetro dos furacões pode ser maior que 100km !!! Ou seja, um tornado é aproximadamente 100 vezes menor do que um furacão.
Tornados já foram observados em todos os continentes, exceto na Antártica. Os Estados Unidos é o país com a maior incidência de tornados em todo o mundo. Cerca de 70% dos tornados que ocorrem no mundo ocorrem nos EUA. A região deste pais com a maior incidência de tornados chama-se Alameda dos Tornados (ou corredor dos tornados):

Alameda dos Tornados (Tornado Alley): é a região em vermelho no mapa dos EUA. Essa região é onde ocorrem a maior parte dos tornados do mundo. O Estado americano do Kansas, onde nasceu Dorothy Gale (personagem fictícia de O Mágico de Oz) fica na alameda dos tornados. Fonte: Wikimedia Commons

Na alameda dos tornados, o ar frio e seco vindo do Canadá encontra-se com o ar quente e úmido vindo do Golfo do México. O encontro dessas duas massas de ar de características tão diferentes favorece a formação de tornados. Nessa região, a lei prevê que as construções sejam mais reforçadas. Em muitas cidades dessa região, há sistemas de alto-falantes espalhados, para que um alerta sonoro seja ouvido durante uma emergência. Também é investido milhões de dólares em radares meteorológicos e outros sistemas de medição.
Mas, como os tornados se formam?
Tornados costumam se formar sobre a terra (alguns tornados formam-se sobre a água, falaremos deles logo abaixo). Eles iniciam quando uma massa de ar ascendente quente e úmida (que forma as nuvens de tempestade) encontra-se com uma massa de ar fria e seca. O ar seco e frio é então forçado para baixo. Veja as ilustrações abaixo:
Cisalhamento do vento. Fonte: adaptado de UCAR
Como a  coluna de ar do tornado começa a girar ainda não é completamente compreendido pelos cientistas. Entretanto, já foi observado que a rotação começa a ocorrer quando temos cisalhamento do vento. Cisalhamento do vento é quando o vento sopra em diferentes velocidades em diferentes alturas. Por exemplo, o vento a 300m de altura sopra a uma velocidade de 8km/h e o vento a 1500m de altura sopra a uma velocidade de 40km/h, como vemos na ilustração ao lado.
Formação do funil de nuvem. Fonte: adaptado de UCAR
Se esta coluna de ar com cisalhamento encontrar uma corrente ascendente que forma nuvens (as termas, como vimosaqui), essa corrente ascendente ganha energia e acelera-se.
Fonte:adaptado de UCAR
A chuva e o granizo da tempestade fazem com que o funil atinja a superfície, fazendo com que o tornado atinja a superfície. Quando a nuvem não está carregada o suficiente, o funil do tornado pode não atingir o solo.
Tornados também podem se formar sobre a superfície de lagos, rios e oceanos. Quando o funil de nuvens em rotação atinge a água, a água é então sugada, formando o que chamam de tromba d’água. As trombas d’água são bem menos destrutivas que os tornados: sua velocidade é da ordem de 80km/h. Como a superfície da terra aquece muito mais do que a superfície da água, as correntes de ar ascendente (termas) que se formam sobre a terra são bem mais intensas.
Tromba d’água no Pará em 11 de junho de 2008. Fonte: Lucas Luz/vc reporter – Terra
De acordo com a NOAA, 69% dos tornados são considerados fracos. Tornados fracos duram menos de 10 minutos e possuem ventos com aproximadamente 177km/h. Já os tornados de intensidade mediana correspondem a 29% do total de tornados, com ventos entre 110km/h e 330km/h, com duração de 10 a 20 minutos. E os tornados intensos correspondem a apenas 2% do total de tornados, com ventos acima de 330km/h e duração de aproximadamente 1h.
Tornados sobre a terra não são fenômenos comuns no Brasil, pois não temos as mesmas condições favoráveis para a formação de tornados que existem nos EUA, por exemplo. Por aqui, eles ocorrem muito isoladamente. O caso documentado mais recente foi um tornado que ocorreu em 25 de maio de 2005, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Este tornado destruiu cerca de 400 imóveis e foi registrado por uma câmera de segurança:


Por enquanto é isso, pessoal! Em breve voltaremos com mais novidades sobre tornados e sobre outros temas da meteorologia!
Bibliografia:
Tornado. Wikipedia, a enciclopédia livre.
Tornado Alley. Wikipedia, the free enciclopedia.
- Tornadoes in the United States. Wikipedia, the free enciclopedia
Tornado (inglês). Wikipedia, the free enciclopedia.
- NCDC/NOAA. Tornadoes
- Wather.com. Tornados
- UCAR. Tornado 
- UCAR. Tornado 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Share via email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br