TIATIRA, A IGREJA TOLERANTE (Subsídio EBD)
Por
Gilson Barbosa
Os
pastores das sete igrejas da Ásia foram submetidos a fortes emoções. Fico
tentando imaginar a fisionomia do rosto, o pulsar do coração, o calafrio, o gozo
da aprovação ou o medo da reprovação Divina, quando esses pastores começaram a
leitura das cartas. Algo me constrange a refletir: Se uma igreja
estivesse aos meus cuidados pastorais como me sentiria e qual seria minha reação
ao ler uma carta enviada pelo Senhor a mim? Será que eu seria aprovado ou
reprovado por Ele em meu pastoreio? Faça dessas, tuas reflexões também leitor.
Se pastoreias uma igreja, podes fazer uma auto avaliação, à luz destas cartas?
Que o Senhor se agrade de ti, se não...
Alguém
disse que é melhor aprender com os erros dos outros do que cometermos nossos
próprios erros para aprendermos algo. Digo, ao contrário, que quase sempre vamos
cometer os erros que outros estão cometendo. Difícil não é extrair lições dos
erros (dos outros e dos nossos), difícil mesmo é não errar por si próprio. Os
pastores das Igrejas de Pérgamo e Tiatira estavam cometendo, sem saber, erros
muito semelhantes. Estavam de certa forma sendo complacentes a despeito de
heresias e imoralidades. Em Pérgamo apoiavam a doutrina de Balaão, em Tiatira
eram ensinados por uma falsa profetisa, comparada a ímpia Jezabel. Os dois
toleravam o que o próprio Senhor condenava. Não somos melhores, mais amorosos,
nem mais sábios que Deus, se Ele não tolera esses pecados, muito menos nós
devemos tolerar.
Jesus
se apresenta ao pastor da igreja como o Filho de Deus e descreve dois aspectos
de seu poderio e atributos. Essa apresentação é necessária, pois, descreve que
Ele conhecia profundamente o coração e a mente das pessoas dali (olhos como
chama de fogo), e julgaria os pecadores da igreja com força e firmeza (pés como
bronze reluzente). Essas descrições são semelhantes àquelas que João havia tido
em sua visão (Ap 1: 14,15) e confirmam a Deidade de Jesus Cristo.
A
descrição que temos aqui está em dois aspectos: (1) Que os seus olhos são como
chamas de fogo, significando seu conhecimento agudo, de todas as pessoas e
coisas, “aquele que sonda as mentes e os corações” (v.23), e vai fazer com que
todas as igrejas saibam o que Ele faz. (2) Que os seus pés são como latão
reluzente, que as emanações da sua providencia são constantes, tremendas e
totalmente puras e santas. Assim como Ele julga com sabedoria perfeita, assim
Ele age com força e firmeza perfeitas. (Comentário
Bíblico Matthew Henry).
Descrever
o Senhor Jesus com olhos como chamas de fogo significa que Ele “sonda
mentes e corações” (v.23). Ele é onisciente e não adianta tentar iludi-lo
admitindo heresias de perdições e no meio da igreja. A expressão “mente”,
do versículo 23, no original é nephroi (rins) e refere-se aos aspectos
mais íntimos e secretos da personalidade. Deus conhecia quais eram as intenções
mais profundas da falsa profetisa bem como também o motivo pelos quais o pastor
da igreja tolerava seus ensinamentos. Há uma tímida opinião de que a pessoa que
estava corrompendo os crentes poderia ser a mulher do pastor da igreja de
Tiatira, pois, há manuscritos que trazem em lugar de “essa mulher
Jezabel” (v.20), “sua mulher Jezabel”; porém não devemos afirmar nem
confirmar esse entendimento.
As
características positivas do pastor da igreja eram as suas obras, o seu amor, a
sua fé, o seu serviço e a sua perseverança e também sua produtividade.
Conheço
as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua
perseverança
e as tuas ultimas obras, mais numerosas do que as primeiras. (Ap 2:19).
Dizem
que assim como é o pastor é a igreja, portanto, essas qualidades são também da
igreja local. As obras incluíam a manifestação do amor tanto a Deus como ao
próximo, a sua fé (confiança) se expressava nas qualidades externas de serviços
e perseverança. Aparentemente temos um excelente pastor e uma ótima igreja. Um
homem amoroso, diligente, incansável no serviço ministerial e constante em prol
da igreja. E não bastasse, ele investia pesado nestas qualidades. Diz o autor
Simon Kistemaker:
La
iglesia no podía recibir alabanza mayor que la que se expresa en las palabras
“tus últimas obras son mayores que tus primeras”. Esto quiere decir que sus
obras de amor, fe, servicio y perseverancia crecían constantemente. Con respecto
al amor, Tiatira recibió palabras de alabanza en tanto que Éfeso las recibió de
condena. Jesús dijo a los cristianos en Éfeso: “Pero tengo esto contra vosotros,
que habéis abandonado vuestro primer amor” (2:4).
Mas,
amor sem firmeza, sem correção, sem admoestação, não é verdadeiro amor. O líder
pastoral que apresenta às suas ovelhas apenas o atributo do amor de Deus é
semelhante àquele que edifica sua casa sobre areia (Mt 7:26): demonstra
insensatez. A boa teologia não pode ser negligenciada em nossos cultos, para a
saúde espiritual da igreja. Tive o privilégio de trocar e-mails com o
comentarista deste trimestre, onde concordamos que toda a pregação da Palavra de
Deus deve ser um constante ensinamento. Inúmeros crentes, notadamente
pentecostais, diferenciam pregações nos cultos públicos (principalmente em
congressos, festas) de ensinamentos expositivos (escolas dominicais, Escola
Bíblica de Obreiros). Infelizmente, estamos colhendo os frutos desse terrível
pensamento.
Após
o elogio, o Senhor Jesus denuncia a tolerância do pastor da igreja com uma
“ensinadora” que se passava por profetisa; ou seria uma profetisa que queria
ensinar a igreja?
No
entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz
profetisa. (Ap
2.20 – NVI)
Com
esta repreensão aprendemos que não devemos nem podemos aceitar ou admitir que
toda ou qualquer pessoa ocupe a tribuna da igreja para pregar a Palavra de Deus.
Esta falsa profetisa tinha acesso irrestrito ao ensinamento da igreja e isso
trouxe prejuízos incalculáveis, de valor eterno. É melhor que somente aqueles a
quem o Senhor convocou, e investiu de autoridade, isto é, os pastores e mestres,
preguem à igreja do Senhor. Paulo diz a Timóteo que foi constituído por Deus
como pregador, apóstolo e mestre (2 Tm 1:11) e convictamente deixa claro que
era Timóteo quem deveria instruir a igreja sob sua responsabilidade (2 Tm 2:14)
e caso necessitasse de apoio ministerial deveria contar com homens fiéis
que fossem capaz de ensinar a outros (2 Tm 2:2). Aqui notamos duas
coisas: a fidelidade teológica dos cooperadores e a capacidade de ensinar outras
pessoas. Isto significa zelo doutrinário (o que compreende fidelidade à
interpretação das Escrituras) e preparo educacional, tanto secular quanto
teológico. Como um líder pastoral, que se diz comprometido com as Santas
Escrituras, é capaz de fazer concessão e franquear “seu” púlpito a pregadores
espúrios de mensagens distorcidas? Como entregar a responsabilidade para um
cooperador que não tenha habilidade para ensinar ortodoxamente a igreja de
Cristo?
Fico
a pensar: aonde (por onde andava) estava o pastor da igreja de Tiatira que não
participava dos cultos em que a “pregadora” iria ensinar a igreja, sob a sua
responsabilidade? Se participava dos cultos, por que permitia tão escrupuloso
doutrinamento? Não percebia que alguns crentes estavam cometendo imoralidades
sexuais e comiam alimentos sacrificados aos ídolos? Esse pastor, no mínimo, era
culpado de negligência. Com muita propriedade escreve o pastor Hernandez Dias
Lopes em seu livro Ouça o que o Espírito diz às
Igrejas:
A
igreja de Tiatira era contaminada pela falsa doutrina. Não era uma igreja
criteriosa acerca da verdade. Cedia seu púlpito sem qualquer critério àqueles
que se diziam crentes, mas apresentavam falsos ensinos. Essa é também uma
dolorosa realidade na igreja contemporânea. Multiplicam-se os falsos mestres e
abundam as igrejas que abrem suas portas e franqueiam seus púlpitos a
aventureiros descomprometidos com a sã doutrina. Somos uma igreja analfabeta na
Palavra. Temos extensão, mas não temos profundidade. Temos muitos espetáculos
grandiosos, mas não temos a Palavra. Temos muitos atores no palco, mas poucos
pregadores fiéis nos púlpitos. Estamos precisando de uma nova reforma na igreja,
uma reforma que traga de volta o povo de Deus à Palavra.
Os
bons comentaristas da Bíblia Sagrada diz que era corrente na cidade de Tiatira a
existência de gremiações corporativas afins de mútua proteção e benefícios
recreativos. Os trabalhadores profissionais na área comercial (lã, couro, linho,
bronze, tintureiros, alfaiates, vendedores de púrpura) necessitavam
obrigatoriamente de amparo para obtenção de sucesso profissional e lucros
financeiros. Nas reuniões corporativas alimentos sacrificados aos ídolos eram
servidos aos associados e cada uma delas (das gremiações) tinham seus patronos –
divindades pagãs. Os profissionais cristãos de Tiatira enfrentavam certo dilema:
participariam das festas destas gremiações para serem bem sucedidos
profissionalmente e continuarem lucrando financeiramente? É aqui que entra o
ensinamento da falsa profetisa da igreja de Tiatira. Valho-me novamente da
informação do pastor Hernandez Dias Lopes:
Nessa
situação Jezabel fingiu saber a solução. Disse ela: para vencer a Satanás é
preciso conhecer as coisas profundas de Satanás. O ensino de Jezabel enfatizava
que não se pode vencer o pecado sem conhecer profundamente o pecado pela
experiência.
Sendo
assim o “negócio” descambou para as imoralidades sexuais e a paganização
alimentícia. Alguns crentes em Tiatira se descuidaram da santidade, passaram a
amar o mundo ao frequentarem “festinhas” das corporações, contar piadas sujas e
indecentes nas rodas dos escarnecedores tornou-se comum, ficaram parecidos com
os pagãos – pessoas não cristãs que não tinham conhecimento do alto padrão moral
do cristianismo e da santidade exigida pelo Senhor
Jesus.
O
juízo Divino viria sobre a “Jezabel” de Tiatira e aos simpatizantes dos seus
ensinos, denominados por Jesus de “filhos dessa mulher”. Estes seriam mortos
pelo justo Juiz. Segundo Matthew Henry esta morte refere-se à segunda morte, a
eterna separação de Deus, estariam destinados por Cristo à vergonha e desprezo
eterno (leia em comentário de Apocalipse, Ed: CPAD).
Dei-lhe
tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se
arrepender. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que
cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela
pratica. Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu
sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de
acordo com as suas obras. (Ap
2: 21-23).
Preciso
concluir dizendo que sempre há os que sofrem calado nas igrejas. São os crentes
fiéis ao Senhor. Estes, repudiaram os ensinamentos e o estilo de vida da falsa
profetisa. Desculpe minha expressão leitor, mas, a falsa ensinadora ainda tinha
a “cara de pau” de adjetivar seus ensinos de “profundos segredos”, as quais
Jesus acrescenta que são segredos diabólicos.
Aos
demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não
aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: Não porei
outra carga sobre vocês. (Ap
2:24).
E
quanto ao pastor da igreja? Será que aprendeu a lição? Espero e penso que sim!
Continuou a franquear o púlpito da igreja sob sua responsabilidade às pessoas,
que, ainda que fossem da sua confiança pessoal, não possuíam as qualificações
necessárias? Tomara que não!
Enfim,
deixemos de fingir que não há heresias e pecados grotescos, distorções
doutrinarias, e despreocupação com o ensino da boa teologia no seio de muitas
igrejas evangélicas. Não podemos franquear o acesso irrestrito de neófitos e
amadores para doutrinar nossas igrejas. Não podemos alegar desconhecimento sobre
a ortodoxia teológica, pois, até mesmo esse humilde blog tem servido para abrir
os olhos de muitos. Só não percebe quem não quer. Só não vê quem é cego para
essas coisas.
Que
Deus nos ajude!
Em
Cristo,
meus parabens meu querido irmão, por esse otimo subsidio, como dise Paulo ainda que um anjo do ceu pregue outro evangelho que seja anatema.
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